Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Três resoluções simples para um Ano Novo com mais saúde

Visita vários médicos? Toma mais do que um medicamento? Saiba como organizar a sua saúde.

Três resoluções simples para um Ano Novo com mais saúde
Notícias ao Minuto

22:00 - 01/01/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Médicos

Segundo números da Balança Alimentar Portuguesa, relativos a 2017, cada português comprou para sua casa, entre 2012 e 2016, alimentos que ascendem a a 3.834 Kcal (quilocalorias) por dia. Tendo como referência as 2.000 Kcal recomendadas para cada adulto, é seguro dizer que os portugueses tendem a comer calorias a mais. Se estivermos só concentrados na quadra natalícia, este número deve disparar. 

Por essa razão, o Ano Novo é altura de colocar a mão nas consciências e prometer entrar na linha: comer de forma mais saudável ou fazer exercício. Mas só isto não é suficiente, especialmente para quem já se afasta dos seus dias de juventude.

As três resoluções que se seguem, agregadas pelo Consumer Reports, refletem essa preocupação.

Vá ao médico e leve tudo o que toma

Faça o seguinte: reúna todas as caixas de medicamentos que tem por casa, mesmo as vitaminas e os comprimidos para as dores de cabeça, e leve tudo ao médico de família na sua próxima consulta. Saiba se anda a tomar os medicamentos adequados. Isto torna-se ainda mais importante se toma medicações diárias ou se se consulta com mais do que um médico.

De acordo com o médico e professor de Medicina norte-americano James Powerts, este simples ato pode assegurar “que não há efeitos colaterais ou complicações desnecessárias resultantes da combinação de medicamentos”.

Organize as suas consultas médicas

Verifique se tem as vacinas em dia (quando aplicável). Discuta com o seu médico que exames ainda não fez – e que deve fazer – e planeie o ano. Podem ser mamografias, prevenção do cancro do útero, colonoscopias, etc. Não se esqueça que a prevenção é o mais importante.

Reúna toda a informação sobre si

Regra geral, o paciente tem acesso a bases de dados sobre os exames que faz mas separados por médico, por hospital ou por clínica. Cada vez que visita um profissional de saúde diferente, este não vai ter como saber de exames que possa ter feito antes.

É importante que mantenha cópias de todos os seus exames e os guarde todos no mesmo sítio, seja online ou numa pasta física. Assim, cada vez que visitar um médico novo, pode colocá-lo a par de todo o seu historial mais recente e evitar exames desnecessários.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório