Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Esparguete à bolonhesa: Cinco erros que deixam qualquer italiano nervoso

Não só com as pizzas se peca a cozinha italiana.

Esparguete à bolonhesa: Cinco erros que deixam qualquer italiano nervoso
Notícias ao Minuto

13:05 - 01/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dicas de cozinha

Com o boom de restaurantes de toalha xadrez em e menu repleto de massas e pizzas, é comum perder-se a essência dos pratos mais tradicionais ao cobrir exageradamente a pizza com toppings ou apresentar uma massa com altura suficiente para ser confundida com um pão.

No caso das massas, há também várias falhas apontadas pelos próprios italianos e há casos tão específicos a que se apontam os erros de forma individual. O esparguete à bolonhesa é um destes casos, a começar pela própria forma como é chamado.

Embora seja provável que lhe entendam quando pedir um prato de esparguete à bolonhesa em plena Itália, o melhor será jogar pelo seguro e dar o nome certo a esta iguaria: tagliatelle al ragù bolognese é como o prato se chama originalmente, já que é com esta massa que se prepara o prato.

Em boa casa italiana, os ingredientes frescos são essenciais, por isso se quer cozinhar esta refeição de forma mais semelhante possível à realidade, opte sempre por tomate natural: nunca enlatado ou polpa de tomate.

Também a carne deve ser de boa qualidade. Esqueça a carne moída já embalada ou congelada, não só o sabor mas também o tamanho e textura têm relevância: evite uma picada demasiado fino.

Massa, carne e tomate são os ingredientes principais, mas para um prato cheio de sabor, os detalhes são de igual importância. Neste aspeto, falamos do aipo, cenoura, cebola ou vinho branco, que compõem o molho que deve ser cozido no ponto (não quer um prato demasiado ‘aguado’ nem demasiado seco). Há ainda quem acrescente uma colher de leite para um aspeto mais cremoso e menos vermelho, que o aspeto também conta.

Por fim, o último erro apontado é também relacionado com o aspeto: nunca ornamente o prato com folhas de salsa. Para os italianos, tal é inaceitável já que o prato deve ser visto como tento qualidade suficiente para ser apelativo por si só.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório