Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Diabetes de tipo 2: Este grupo alimentar dimunui níveis de açúcar

Os sintomas de diabetes de tipo 2 incluem a ocorrência de pressão arterial elevada e fadiga extrema. Todavia, é possível regular os índices de açúcar no sangue através do consumo destes alimentos específicos – surpreenda-se.

Diabetes de tipo 2: Este grupo alimentar dimunui níveis de açúcar
Notícias ao Minuto

12:00 - 12/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Diga sim

A incidência de diabetes de tipo 2 está a tornar-se tão comum sobretudo nos países desenvolvidos, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) já classificou este alastramento como “a mais nova e recente epidemia”.

Consequentemente, os profissionais na área da saúde têm vindo a alertar o público para que adote pequenas alterações no seu estilo de vida, de modo a reduzir a ocorrência daquela patologia.

A manutenção de um estilo de vida ativo (em detrimento do sedentarismo), tomar medicação apropriada e prescrita e manter um peso saudável – são apenas alguns dos métodos mais indicados para combater a diabetes de tipo 2.

Ter em atenção aquilo que come também pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e a reduzir os sintomas.

Mas afinal, que alimentos deve incorporar na sua dieta para prevenir os malefícios da diabetes?

Surpreendentemente, comer queijo, iogurtes e manteiga pode ajudar a reduzir o risco de diabetes de tipo 2.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, analisaram o impacto dos laticínios no corpo humano.

Os cientistas recolheram dados de 16 estudos diferentes de modo a entender como 63 mil adultos foram afetados ao longo de 20 anos.

A revisão daqueles estudos apurou aliás que quem não consumiu laticínios apresentava um maior risco de desenvolver a condição.

Dos participantes, 15,100 que não ingeriam produtos láteos desenvolveram diabetes de tipo 2.

No entanto, aqueles que continham concentrações mais elevadas de biomarcadores de laticínios gordos apresentavam hipóteses menores de contraírem a condição.

O líder do estudo, o professor Fumiaki Imamura falou acerca dos dados apurados.

“As provas atuais não demonstram de todo que existe uma correlação entre a ingestão de laticinios e a incidência de diabetes – pelo contrário!”

Adicionalmente, este não é o único estudo que já observou o impacto dos laticínios nos níveis de açúcar do sangue.

Uma pesquisa publicada no periódico científico Journal of Dairy Science concluiu que o consumo de leite pode beneficiar os doentes com diabetes de tipo 2.

Os cientistas creem que a caseína, uma proteína presente nesse alimento, ajuda a desacelerar a digestão e a promover a saciedade.

O líder dessa pesquisa, o médico Douglas Goff, da Universidade de Guelph, explica: “Este estudo confirma a importância de beber leite ao pequeno-almoço para uma boa digestão dos carboidratos e para reduzir os níveis de açúcar”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório