Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Sim, é melhor estar solteiro… Estudo garante

Aparentemente quem está solteiro tem conexões e laços sociais mais fortes e é mais solidário.

Sim, é melhor estar solteiro… Estudo garante

Um novo estudo alerta que o casamento pode estar a limitar os indivíduos socialmente.

Aliás, a pesquisa publicada no periódico científico Journal of Social and Personal Relationships, refere que os solteiros estão positivamente mais conectados com quem os rodeia, são mais solidários, e consequentemente aqueles que compõe o seu circulo próximo – pais, irmãos, vizinhos e amigos – estão igualmente mais propensos a lhes prestar apoio e auxílio.

Mais ainda, o estudo concluiu que estar solteiro aumenta o circulo social, tanto dos homens como das mulheres, uma tendência que prevalece mesmo quando se tem em conta outras elementos estruturais componentes dos relacionamentos sociais.

Os investigadores concluíram que ao invés de se promover generalizadamente o casamento, o público deveria “entender que existem restrições sociais associadas ao matrimónio e reconhecer que os indivíduos solteiros acabam por ter um maior envolvimento com a comunidade – e que o seu papel é fundamental para o ótimo funcionamento da sociedade”.

Já em maio de 2017, durante uma TEDx talk, a psicóloga e cientista social Bella DePaulo defendeu que a sociedade tende a desvalorizar as vidas, relações e histórias dos solteiros. “Geralmente damos prevalência às narrativas românticas dos indivíduos casados, queremos saber como se conheceram, quantos filhos têm, etc, comparativamente aos trajetos de vida de quem escolheu permanecer independente”.

DePaulo sublinhou ainda que grande parte dos indivíduos casados não vive de todo ‘feliz para sempre’ ou é psicologicamente falando mais saudável do que quem permanece solteiro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório