Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

“Adormeci na sexta e acordei no domingo”: Conheça a doença do super sono

Muitos sofrem para acordar de manhã cedo e desejam ficar ‘só mais cinco minutos’ na cama. Mas para Lucy Taylor, que sofre de hipersonia idiopática, acordar ainda é mais difícil...

“Adormeci na sexta e acordei no domingo”: Conheça a doença do super sono
Notícias ao Minuto

12:00 - 06/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bizarro

De acordo com a reportagem divulgada pela BBC News, Taylor, de 42 anos, do País de Gales, recorre à combinação de medicação, de vários despertadores no volume máximo e dos abanos dos familiares para conseguir acordar todos os dias.

Em termos clínicos a mulher britânica sofre de hipersonia idiopática, também popularmente conhecida pela doença do super sono.

O que é a hipersonia idiopática?

Trata-se de uma doença rara que provoca sonolência excessiva.

"A condição faz com que durma por períodos muito longos - esta é a parte da hipersonia", diz Taylor. "Já o termo idiopática significa somente que a causa é desconhecida", refere.

"É ainda costume ficar extremamente cansada durante o dia. O sono simplesmente não é revigorante ou suficiente, e é muito difícil levantar-me", explica.

"O período mais longo que dormi foi da tarde de sexta-feira até a tarde de domingo".

A britânica toma entre 12 a 15 doses de medicamentos por dia, apenas para conseguir acordar de manhã e manter-se de pé durante o dia.

Quais são os sintomas da hipersonia?

Segundo os especialistas, trata-se de uma patologia singular, que afeta duas em cada 100 mil pessoas. E até ao momento sabe-se muito pouco a respeito do distúrbio.

Os sintomas da hipersonia incluem necessidade de dormitar durante o dia, sem sentir-se revigorado depois; adormecer com frequência enquanto come ou conversa com outras pessoas; e dormir durante muito tempo à noite mesmo quando já dormiu durante o dia.

Lucy descreve sua doença como uma tortura.

"Descrevo a experiência como estar debaixo de água e a tentar chegar à superfície – só quero ficar sozinha e dormir", diz. "É muito difícil lutar contra a necessidade de sono, é muito difícil permanecer acordada e ser uma pessoa funcional", sublinha.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório