Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Sim, afinal os gatos são simpáticos (palavra de ciência)

Não tenha dúvidas… o seu gato gosta de si!

Sim, afinal os gatos são simpáticos (palavra de ciência)
Notícias ao Minuto

09:00 - 25/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Adeus 'haters'

De acordo com uma nova pesquisa, conduzida pela Universidade de Oregon State, nos Estados Unidos, publicada no periódico científico Behavioural Processes, existem provas científicas que os gatos são de facto simpáticos. O estudo inédito concluiu que os gatos gostam de interagir com os seres humanos, aliás mais do que apreciam comer. Pense bem nisso: mais do que comida.

A pesquisa aplicou num conjunto de felinos testes cognitivos que já tinham sido experimentados em cães e tartarugas, de modo a desmistificar alguns preconceitos que envolvem aqueles seres felinos, sobretudo relativamente à má reputação que tem e que os acusa de serem antissociais.

Durante a experiência, foram observados 50 gatos domésticos e de abrigo, estes foram por sua vez privados de comida, brinquedos e de companhia por algumas horas. Seguidamente, os investigadores presentearam os felinos com diferentes estímulos dentro de quatro categorias: socialização humana, comida, cheiro e brinquedos.

Os investigadores concluíram que não se registaram diferenças significativas entre os gatos domésticos e os de abrigo, e que sim, a maioria dos bichos preferia socializar com seres humanos em detrimento de quaisquer outras categorias.

“Há muito que a ciência sugere e que comummente se crê que os gatos são sobretudo independentes e vivem a sua vida ‘desligados’ dos outros”, os autores escreveram, “No entanto, apurámos que 50% dos felinos testados preferiam deveras a interação social com seres humanos, em vez de qualquer outro estimulo”.

Mas, o que significa realmente isto? Basicamente, que os gatos são simpáticos!

Ainda assim, os autores escreveram que as preferências individuais de certos felinos relativamente a socialização podem ser influenciadas pela sua história de vida ou até pela espécie.

O seu cato amo-o. Ame-o de volta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório