Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Quando tempo leva para que um carro aqueça e atinja temperaturas fatais?

Na última década, e apenas nos Estados Unidos, cerca de 750 crianças morreram após terem sido deixadas dentro de um carro que atingiu temperaturas extremamente elevadas, e um novo estudo apurou o quão rapidamente isso pode acontecer.

Quando tempo leva para que um carro aqueça e atinja temperaturas fatais?
Notícias ao Minuto

11:00 - 28/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

Num dia quente, um carro estacionado de forma a receber luz solar direta pode atingir temperaturas potencialmente fatais para uma criança em apenas uma hora, de acordo com um artigo cientifico publicado no periódico Temperature. E mesmo um veículo que esteja parado numa área com sombra pode aquecer perigosamente após duas horas, sublinha aquele estudo.

As crianças são o grupo mais propenso a sofrer potencialmente com um golpe de calor. A temperatura corporal destes seres sobe mais rapidamente, quando comparada à dos adultos, e os seus pequenos corpos demoram mais a arrefecer. Adicionalmente, as crianças têm menos controlo relativamente ao ambiente onde estão e de abandonarem uma situação especifica em caso de emergência.

Para propósito da pesquisa, os investigadores assumiram que uma criança está em risco extremo de desenvolver uma doença relacionada com o sobreaquecimento – que ocorre quando o corpo não é capaz de regular a sua própria temperatura, resultando potencialmente na falência de órgãos, em danos cerebrais e em morte – ao atingir a temperatura corporal de 40 graus centígrados ou mais.

Para determinarem quanto tempo levaria para que um veículo alcançasse temperaturas perigosas, os investigadores estacionaram três carros idênticos, em áreas solarengas e à sombra, num parque de estacionamento na cidade de Temple, no estado do Arizona, nos Estados Unidos. A experiência decorreu em múltiplas ocasiões, entre os meses de junho e julho de 2014. Os académicos, mediram os efeitos do aquecimento dentro dos carros e compararam os resultados com cálculos que contemplavam o quanto essas temperaturas elevadas afetariam hipoteticamente o organismo de uma criança de de dois anos.

Os cientistas apuraram que as carrinhas eram o tipo de veículo que demorava mais tempo a aquecer, e que os carros de modelo económico eram por sua vez os que aqueciam mais rapidamente.

Em média, após uma hora ao sol, a temperatura dentro daqueles veículos era de 46 graus centígrados; o tablier, os assentos e o volantes estavam ainda mais quentes. Depois de uma hora à sombra, o interior do carro atingia em média a temperatura de 37 graus. O que significa, de acordo com os investigadores, que o organismo de uma criança pode atingir níveis fatais devido a essa exposição, uma hora após o carro estar estacionado ao sol, e duas horas depois de estar estacionado à sombra.

Os investigadores alertam para a importância de se estar atento ao bem estar dos mais novos e de não os deixar sozinhos dentro de um veículo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório