Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Mulheres passam milhares de horas obcecadas com o que comem

Um novo estudo britânico, revelou que 87% das mulheres são ‘consumidas’ por sentimentos de culpa devido aquilo que comem ou bebem, pelo menos durante três horas todos os dias. Também se sente assim?

Mulheres passam milhares de horas obcecadas com o que comem
Notícias ao Minuto

09:00 - 28/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle 'Agonia calórica'

De acordo com a pesquisa inédita as mulheres experienciam em média, ao longo da vida, 45,990 horas daquilo que os investigadores apelidaram de ‘agonia calórica’.

Apesar de 66% das inquiridas ter admitido que comer e beber era sem dúvida um dos maiores prazeres da vida, também concordaram que era uma experiência agridoce e que ao mesmo tempo lhes traz “imensa dor psicológica”. Os investigadores concluíram que, em média, as mulheres sentem esses sentimentos de culpa alimentares duas vezes por dia.

Durante a vida adulta, estima-se que esses episódios perfaçam cerca de 45,990 horas a remoer sobre aquilo que ingeriram, com 25% das mulheres a experienciarem sentimentos de auto-aversão cada vez que comem uma refeição.

Segundo os resultados apurados, esses sentimentos de culpa duram até três horas após terem consumido fast-food ou um take-away, duas horas depois de terem comido doces e até quatro horas quando acabam os restos de comida que os filhos deixaram no prato.

Quase uma em 20 mulheres afirmou que beber um copo de vinho numa sexta-feira à noite as deixava repletas de culpa; enquanto que 26% auto recrimina-se constantemente por comer sobremesa, em casa ou num restaurante; e 29% sente-se mal por comer uma bolacha ou um bolo ao lanche. Mais ainda, uma em 20 mulheres também admitiu sentir-se culpada por temperar a salada com condimentos.

O inquérito que incluiu um universo de duas mil mulheres, revelou ainda que oito em 10 mulheres gostaria de deixar de auto castigar-se e aproveitar a vida sem auto recriminação contínua, enquanto que quase metade das inquiridas, cerca de 43%, sente que é injusto que o seu marido ou parceiro não sinta qualquer culpa quando se trata daquilo que come ou bebe.

Olivia Buckland, que esteve envolvida no estudo, disse: “Acredito que a mensagem mais importante por trás desta pesquisa, seja o facto de não devermos viver ‘presos’ e obcecados com coisas mínimas e sem importância”.

E acrescentou: “Temos que aproveitar aquilo que a vida tem de bom, seja beber um copo de vinho ou comer uma fatia de pizza, em moderação claro, e não nos sentirmos culpados ou paralisados com essas ações!”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório