Meteorologia

  • 19 FEVEREIRO 2018
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 12º

Edição

Ex-Secret Story: "Digo que sou portuguesa e a reação não é a melhor"

Vanessa Ferreira foi viver para a Suíça no ano passado e descreveu como tem passado pela experiência de ser emigrante.

Ex-Secret Story: "Digo que sou portuguesa e a reação não é a melhor"
Notícias ao Minuto

20:01 - 23/01/18 por Mariline Direito Rodrigues

Fama Redes Sociais

Atualmente a viver na Suíça, Vanessa Ferreira fez uma reflexão sobre os meses que já passaram e como foi recebida no país que tantos portugueses acolhe.

Digo que sou portuguesa e nem sempre a reação é a melhor. Um olhar preconceituoso. É inevitável. Apesar de que, com o tempo muda. Uma impressão que me intrigava e começo a entender”, começa por dizer na sua página de Instagram.

“Tenho conhecido e lidado gradualmente com suíços e o que pensam eles sobre nós? Nós não gostamos deles. Muitos portugueses cá, definitivamente não aceitam e julgam os seus costumes, o modo de ser, o sistema burocrático, enfim. Eu tinha acabado de chegar e já ouvia relatos de portugueses que de nada iria ajudar-me na integração”, conta.

Entretanto, Vanessa sublinha as inúmeras qualidades que reconhece no país, nomeadamente, o respeito pelos animais e natureza e a capacidade dos habitantes em resolver os problemas com calma, sem complicações. "Parecem reservados e frios mas é um povo positivo e generoso. Eu que o diga!", garante.

Digo que sou portuguesa e nem sempre a reação é a melhor. Um olhar preconceituoso. É inevitável. Apesar de que, com o tempo muda. Uma impressão que me intrigava e começo a entender. A fama. Qual fama? Afinal somos um povo conhecido pela simpatia. Os turistas elogiam Portugal. O que é que falha cá? Primeiramente, fora os vizinhos Itália e Alemanha, nós ocupamos a 3 posição num país pequeno. Suiça conhece-nos muito bem, há muitos anos. Tenho conhecido e lidado gradualmente com suíços e o que pensam eles sobre nós? Nós não gostamos deles. Muitos portugueses cá, definitivamente não aceitam e julgam os seus costumes, o modo de ser, o sistema burocrático, enfim. Eu tinha acabado de chegar e já ouvia relatos de portugueses que de nada iria ajudar-me na integração. Depois, o povo suíço acha que estamos cá unicamente pelo dinheiro e não nos esforçamos para integrar (ex. aprender a língua). Outra, somos mesquinhos e pessimistas. Na verdade, com os portugueses que lido, identifico-me na íntegra. Lutadores, desfrutam a vida ou acabam por querer ficar. Não é malta com “ganda” carro para exibir. Malta que socializa e convive com outras nacionalidades. Não é Malta que fica por um trabalho de merda. Estuda ou quer fazer algo melhor. São sobretudo Open-Mind! Na verdade, onde estamos, pode nunca ser o nosso país que orgulhamos, mas devemos estimar, conhecer e até partilhar. Aprecio imenso o respeito que têm pela natureza e animais. Exemplo, reciclam TODO o lixo e a relação com os animais, mesmo sem serem de estimação é admirável. No trabalho e socialmente, são mestres em descomplicar. Há problemas, resolve-se. Não está correto, comunica-se. Pragmático e cordialmente. Parecem reservados e frios mas é um povo positivo e generoso. Eu que o diga! Prezam o respeito pelo seu espaço e precisam de tempo para confiar. Gostam de viver numa atmosfera clean. A nossa alegria e jeito caloroso conquista. A nossa garra é inigualável mas nós desacreditamos no nosso total potencial. Nos que já fomos exploradores do Mundo! Que a descoberta nos traga mais confiança e nos abra a mente para o diferente! Isso é aceitação, um contínuo aprender e deixar surpreender. 

Uma publicação partilhada por Vanessa Ferreira (@van_free) a 23 de Jan, 2018 às 11:10 PST

“A nossa alegria e jeito caloroso conquista. A nossa garra é inigualável mas nós desacreditamos no nosso total potencial. Nos que já fomos exploradores do Mundo! Que a descoberta nos traga mais confiança e nos abra a mente para o diferente! Isso é aceitação, um contínuo aprender e deixar surpreender”, termina.

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.