Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Governo cria fundo ambiental para apoiar freguesias na economia circular

O Governo criou um fundo de um milhão de euros para apoiar projetos de Juntas de Freguesia que visem a "promoção da economia circular", segundo uma informação hoje disponibilizada à agência Lusa.

Governo cria fundo ambiental para apoiar freguesias na economia circular
Notícias ao Minuto

19:57 - 23/02/18 por Lusa

Economia JUNTar

O Aviso do Fundo Ambiental para as Freguesias (JUNTar) resulta de uma parceria entre o Governo e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e vai ser apresentado sábado pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Em declarações à Lusa, o presidente da ANAFRE, Pedro Cegonho, explicou que se trata de "uma chamada à participação das freguesias no sentido de apresentarem as candidaturas dos seus projetos no âmbito da reutilização de produtos, reparação de produtos, promoção de hábitos de reciclagem e de reutilização, economia de partilha, combate à perda e desperdício alimentar, sempre no sentido de promoção da economia circular".

"É dentro destas áreas que as freguesias, dada a sua proximidade à população, podem ser um elemento de dinâmica destes temas e apresentar candidaturas de pequenos projetos, de workshops, de informação à população", acrescentou.

Segundo a informação disponibilizada à Lusa, "as soluções que valorizam localmente a poupança de recursos materiais, como o uso partilhado e colaborativo, a reparação, o incentivo à produção e ao consumo local e a reciclagem com valor acrescentado, estão na linha da frente da redução desses impactos e podem ser um veículo importante para a sensibilização e a consciencialização da comunidade para a economia circular".

A cerimónia de apresentação do JUNTar acontece sábado às 14:30, no Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude, em Vila Real.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório