Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Reguladores europeus unem-se. Há risco de bolha nas moedas digitais

Vários reguladores europeus emitiram um alerta para a negociação de moedas digitais. Entre os principais riscos, as autoridades destacam o de bolha de mercado e a falta de proteção.

Reguladores europeus unem-se. Há risco de bolha nas moedas digitais
Notícias ao Minuto

12:20 - 12/02/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Bitcoin

As autoridades de supervisão europeias emitiram um alerta aos consumidores, esta segunda-feira, para os riscos das moedas virtuais, numa altura em que os preços destas moedas estão a negociar com elevada volatilidade. A moeda digital mais conhecida é a bitcoin. 

De acordo com o Banco de Portugal (BdP), entre os riscos estão a volatilidade extrema ou risco de bolha de mercado, a inexistência de proteção, a falta de opções de troca, a falta de transparência do preço, a informação enganosa e a inadequação das moedas virtuais para a maioria dos objetivos, incluindo para o planeamento da reforma.

Entre os motivos que levam ao alerta, destaca-se a falta de garantia por parte de um banco central ou autoridade nacional, o facto de não serem uma moeda com um curso legal, não estarem cobertas por nenhum ativo tangível e não terem regulação europeia.

Segundo o BdP, que já tinha feito, inclusive, vários alertas relativamente à negociação de moedas digitais, este aviso surge em conjunto pela Autoridade Bancária Europeia (EBA), a Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA) e a Autoridade Europeia dos Seguros e das Pensões Complementares de Reforma (EIOPA).

“Embora as operações com moedas virtuais não sejam ilegais ou proibidas, as entidades que emitem e comercializam moedas virtuais não estão sujeitas a qualquer obrigação de autorização ou de registo junto do Banco de Portugal, pelo que a sua atividade não é sujeita a qualquer tipo de supervisão prudencial ou comportamental”, refere o regulador português.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório