Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Portugueses apostam no comércio tradicional para as compras deste Natal

Depois da quebra registada em anos anteriores, os portugueses estão novamente a fazer mais compras de Natal em lojas de comércio tradicional. Ainda assim, os centros comerciais continuam a ser os espaços preferidos dos portugueses.

Portugueses apostam no comércio tradicional para as compras deste Natal
Notícias ao Minuto

14:05 - 18/12/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Estudo

Os portugueses estão a voltar a fazer mais compras de Natal em lojas de comércio tradicional, de acordo com o estudo do Observador Cetelem Natal 2017. Uma mudança face ao que tinha sido registado em anos anteriores, nos quais houve uma quebra nas compras neste tipo de comércio.

Cerca de metade (48%) dos portugueses afirmam que vão fazer compras de Natal em espaços de comércio tradicional, um aumento de 12% face ao verificado no mesmo período do ano passado.

Sem surpresa, os centros comerciais continuam a ser os espaços preferidos dos consumidores nacionais, com 90% dos inquiridos a admitir que é nas grandes superfícies que fazem as compras natalícias.

Os super ou hipermercados mantêm uma fatia de 39%. Já as compras em feiras e mercados de Natal registam uma diminuição. Enquanto, as compras online continuam a não ser muito significativas nesta altura. Apenas 1% dos inquiridos admite que vai comprar as prendas de Natal através da internet.

Os portuenses frequentam mais centros comerciais e lojas de comércio tradicional do que os lisboetas. Mas por outro lado os habitantes da capital vão mais aos super e hipermercados.

Em termos de regiões, no Sul do país verifica-se que os residentes fazem mais compras de Natal em centros comerciais e super ou hipermercados. Já no Centro, há uma tendência para fazer as compras em espaços tradicionais de rua.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório