Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Inflação mantém-se em 1,4% em outubro

Os dados divulgados hoje mostram que a economia portuguesa manteve os níveis homólogos de aumentos de preços, com uma ligeira variação positiva na comparação mensal.

Inflação mantém-se em 1,4% em outubro
Notícias ao Minuto

11:35 - 13/11/17 por Bruno Mourão

Economia INE

O índice que mede a inflação em Portugal voltou a dar sinais positivos no décimo mês deste ano: "A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 1,4% em outubro de 2017, taxa idêntica à do mês anterior". 

"A variação mensal do IPC foi 0,3% (0,9% no mês precedente e 0,3% em outubro de 2016). A variação média dos últimos doze meses fixou-se em 1,2%, taxa idêntica à registada no mês anterior", revela o Instituto Nacional de Estatística num destaque divulgado esta segunda-feira. 

Olhando para o IHPC, que mede os preços em comparação com os restantes países da zona euro, a variação foi ainda melhor: "O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 1,9%, valor superior em 0,3 p.p. ao mês anterior e superior em 0,5 p.p. à estimativa do Eurostat para a área do Euro (em setembro, esta diferença situou-se em 0,1 p.p.)". 

"O IHPC registou uma variação mensal de 0,5% (1,0% no mês anterior e 0,2% em outubro de 2016) e uma variação média dos últimos doze meses de 1,4% (1,3% em setembro)", garante o INE. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório