Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Consultora revê em baixa o crescimento do Brasil

A consultora BMI Research desceu a previsão de crescimento da economia do Brasil de 0,8% para 0,5% este ano, devido ao elevado desemprego e à pouca produtividade, considerando que evolução na produção de petróleo é positiva.

Consultora revê em baixa o crescimento do Brasil
Notícias ao Minuto

10:00 - 26/08/17 por Lusa

Economia BMI Research

"A economia do Brasil vai mostrar uma modesta recuperação este ano, saindo da recessão que começou no segundo trimestre de 2014", escrevem os analistas no relatório sobre a evolução do setor do petróleo e gás no terceiro trimestre deste ano.

No documento, a que a Lusa teve acesso, a BMI Research escreve que "o investimento vai alimentar a recuperação, com a melhoria do sentimento dos empresários a mostrar a desaceleração da inflação e políticas mais 'amigas' do investidor", mas salienta que "a recuperação económica vai ser limitada pela folga substancial na economia, incluindo falta de produtividade e um desemprego ainda elevado".

Para o próximo ano, a BMI Research prevê uma aceleração da economia brasileira para 1,9%, crescendo sensivelmente o mesmo até 2024, ano em que crescerá um pouco mais, para 2,1%, mas decrescendo para 1,5% em 2025 e 1,8% em 2026.

A produção de petróleo no país, que ronda os três milhões de barris por dia, tem potencial para aumentar nos próximos anos, ainda que "limitada pelo declínio nos fundos de investimento da Petrobras, os contínuos ventos contrários que decorrem do escândalo de corrupção e o ambiente legislativo desafiante".

Entre as principais forças do Brasil, a BMI elenca os milhares de milhões de barris em reservas no pré-sal, "que vão alicerçar o crescimento da produção a longo prazo", para além da experiência técnica nesta camada de águas profundas e o "tremendo potencial" que o próprio mercado brasileiro representa para as companhias internacionais que nos últimos anos têm ido para o país.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório