Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Estado ganhou quase 8.400 novos trabalhadores no último ano

Apesar dos esforços feitos para reduzir o número de funcionários públicos, os números aumentaram na comparação com o período homólogo.

Estado ganhou quase 8.400 novos trabalhadores no último ano
Notícias ao Minuto

10:58 - 16/08/17 por Bruno Mourão

Economia Empresas

O Estado tinha mais trabalhadores no final da primeira metade deste ano do que na mesma altura do ano passado. A conclusão é tirada pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público [DGAEP] num relatório divulgado esta semana

"A 30 de junho de 2017, o emprego no sector das administrações públicas situava-se em 668.043 postos de trabalho, revelando um aumento de cerca de 1,3% em termos homólogos, correspondendo a mais 8.365 postos de trabalho", pode ler-se no documento. 

A DGAEP justifica o aumento do número de funcionários públicos com os "novos contratos a termo de vigilantes da floresta na GNR para as operações de prevenção de incêndios durante o verão" e com o "recrutamento de novos guardas prisionais". 

Apesar do aumento homólogo, o emprego público caiu 0,2% face ao primeiro trimestre de 2017, "em resultado da quebra do emprego na administração central (menos 1 824 postos de trabalho correspondente a uma variação de -0,4%), por efeito essencialmente da cessação, no final do ano letivo, de contratos de trabalhadores nos estabelecimentos de ensino básico e secundário, em particular, no caso, técnicos superiores para atividades de enriquecimento curricular, assistentes operacionais e docentes". 

"De relevar também, no 2.º trimestre do ano, a saída definitiva de médicos nos estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde, Entidades Públicas Empresariais (E.P.E.) e Agrupamentos de Centros de Saúde do Ministério da Saúde, por motivos de extinção da relação jurídica de emprego ou caducidade de contrato, entre outros."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório