Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Excedente comercial alemão recua quase 9% em junho

O excedente comercial da Alemanha caiu 8,97% em junho, para 22,3 mil milhões de euros, face a igual mês do ano anterior, indicou hoje o Departamento de Estatística alemão (Destatis).

Excedente comercial alemão recua quase 9% em junho
Notícias ao Minuto

12:39 - 08/08/17 por Lusa

Economia Alemanha

Em junho de 2016, o excedente comercial situou-se em 24,5 mil milhões de euros, sendo que em junho deste ano o excedente da balança comercial, corrigido do calendário e ajustado da sazonalidade, fixou-se em 21,2 mil milhões de euros.

As exportações, por sua vez, cresceram 0,7% em termos homólogos, para 107,2 mil milhões de euros, enquanto a importações aumentaram 3,6%, para 84,9 mil milhões de euros, quando comparadas com igual mês do ano anterior.

No entanto, as vendas ao estrangeiro corrigidas do calendário e ajustadas da sazonalidade tiveram uma queda de 2,8% em junho, para 104,9 mil milhões de euros, face a maio, enquanto as importações caíram 4,5% no mês em apreço, para 83,7 mil milhões de euros, relativamente ao mês anterior.

Esta queda das exportações em junho, de 2,8%, foi a mais acentuada desde agosto de 2015, terminando com cinco meses consecutivos de crescimento, enquanto a quebra das importações, de 4,8%, foi a maior desde janeiro de 2009.

Os analistas consultados pela agência de informação financeira Bloomberg esperavam que as exportações e as importações crescessem ambas 0,2% em junho, face ao mês anterior, e que o excedente comercial se situasse nos 23 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório