Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

UE examina suspeitas de cartel na indústria automóvel alemã

A Comissão Europeia indicou hoje que está a analisar informações que dão conta de um eventual cartel entre grandes construtores do setor automóvel alemão.

UE examina suspeitas de cartel na indústria automóvel alemã
Notícias ao Minuto

19:39 - 22/07/17 por Lusa

Economia Alemanha

"A Comissão Europeia e o gabinete alemão anti-cartel receberam informações" sobre um eventual cartel entre os construtores alemães Volkswagen, Audi, Porsche, BMW e Daimler, "que estão a ser examinadas pela Comissão", indicou o executivo europeu.

"Nesta altura, é prematuro especular mais", disse um porta-voz de Bruxelas, acrescentando que "a Comissão Europeia e as autoridades nacionais da concorrência cooperam de perto neste tipo de assuntos".

Depois de analisar o caso, o executivo europeu decide se abre ou não um inquérito.

As declarações da Comissão surgem depois de um artigo na revista alemã Der Spiegel segundo o qual os cinco construtores teriam formado um cartel desde os anos de 1990, havendo concertação nomeadamente quanto à redução de emissões poluentes em veículos 'diesel'.

A Comissão Europeia pode aplicar multas pesadas neste tipo de situações. O recorde foi atingido em julho de 2016, com a União Europeia (UE) a aplicar uma multa de 2,93 mil milhões de euros a quatro fabricantes europeus de camiões, acusados de se terem concertado durante 14 anos quanto aos preços de venda.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório