Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

NATO: Poucos membros gastam o prometido. Saiba quem "não paga o que deve"

Os números divulgados pela própria organização deixam à vista a quantidade de incumpridores do acordo de defesa comum.

Notícias ao Minuto

07:20 - 26/05/17 por Bruno Mourão

Economia Estudo

A união a 28 que serve de base à Organização do Tratado do Atlântico Norte tem uma esmagadora maioria de membros que não cumpre os limites mínimos de investimento em defesa nacional. 

A conclusão é da própria NATO, e está expressa nos números do mais recente relatório de gastos dos países membros; o desequilíbrio de forças e de vontades de investir é particularmente relevante depois da estreia de Donald Trump nas cimeiras de uma organização que voltou a criticar duramente. 

Durante a campanha para a presidência, o candidato Donald deixou aberta a porta para a saída norte-americana da NATO, citando as assimetrias no investimento dos vários membros; os apelos dos restantes membros para que o presidente Trump reconsidere a opinião têm sido muitos, mas as palavras de ontem foram acusatórias: "Há países que não pagam o que devem".

Na galeria mostramos-lhe os países que não estão a cumprir a obrigação de gastar 2% do PIB na Defesa nacional, e que são os alvos da ira de Trump. Recorde-se que entre os 28 membros da NATO, apenas cinco cumprem este compromisso: Polónia, Estónia, Reino Unido, Grécia e Estados Unidos da América. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório