Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

EDP entre as empresas que mais lotes arremataram em leilão de energia

As empresas EDP, de Portugal, Iberdrola e Cobra, da Espanha, e ISA, da Colômbia, vão operar 14 de 31 novas linhas de energia que o Governo brasileiro concedeu à iniciativa privada num leilão realizado na última segunda-feira.

EDP entre as empresas que mais lotes arremataram em leilão de energia
Notícias ao Minuto

06:35 - 25/04/17 por Lusa

Economia Brasil

A principal vencedora do certame realizado em São Paulo, Brasil, foi a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), controlada pelo grupo colombiano ISA, que ganhou quatro lotes do leilão individualmente e um quinto de outro junto com a companhia brasileira Taesa.

Já o grupo EDP Energias de Portugal, representado pela EDP Brasil, ganhou o direito de construir e operar quatro linhas adicionais.

A Agência Nacional de Energia Nacional eléctrica (Aneel), que regula o setor elétrico brasileiro, informou que as empresas vencedoras devem investir cerca de 12,7 mil milhões de reais (3,7 mil milhões de euros) para construir as novas linhas de transmissão de energia e, em troca, terão o direito de explorar contratos validos pelos próximos 30 anos.

No caso dos lotes vencidos pela EDP Brasil, o investimento inicial foi calculado em cerca de 3,2 milhões de reais (940 milhões de euros).

O Governo brasileiro informou que ao contrário dos leilões anteriores do setor de energia, que tiveram poucas empresas interessadas, este foi muito disputado e contou com a participação de 50 grupos competidores.

"A qualidade das empresas vencedoras, o apetite e o tamanho do investimento comprometido mostra que, de fato, estamos superando a recessão. As empresas deram uma clara demonstração de confiança no Brasil", comemorou o ministro de Minas e Energia do Brasil, Fernando Coelho.

As novas linhas de transmissão de energia leiloados na segunda-feira vão-se estender 7.400 km do Brasil e devem entrar em operação entre 36 e 60 meses, de acordo com os contratos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório