Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Emprego cresce 1,6% este ano mas salários sobem pouco

O Banco de Portugal estima que o emprego aumente 1,6% este ano, tendo em conta uma recuperação da produtividade e o aumento do salário mínimo, embora admita que o crescimento dos salários reais vai continuar baixo até 2019.

Emprego cresce 1,6% este ano mas salários sobem pouco
Notícias ao Minuto

14:17 - 29/03/17 por Lusa

Economia Banco de Portugal

Nas Projeções para a Economia Portuguesa 2017-2019 divulgadas hoje, o Banco de Portugal melhorou as estimativas de crescimento da economia para estes três anos, o que tem em consideração uma melhoria do mercado de trabalho.

O banco central estima que o ritmo de crescimento de emprego se mantenha este ano em 1,6%, abrandando nos dois anos seguintes, ao crescer 1,0% em 2018 e 1,1% em 2019, uma evolução que "tem implícita uma recuperação da produtividade", embora "com baixo crescimento médio no período 2017-2019, que se traduzirá num crescimento dos salários reais igualmente baixo".

Nesse sentido, o BdP admite que "o consumo privado manter-se-á condicionado pelo baixo crescimento dos salários reais", bem como pela "necessidade de continuação do processo de redução do nível de endividamento das famílias".

No entanto, no que se refere apenas ao ano de 2017, o Banco de Portugal estima que o consumo privado aumente 2,1%, o que conjuga uma ligeira "aceleração do consumo corrente com uma desaceleração do consumo de bens duradouros. Relativamente ao consumo corrente, antecipa-se um crescimento deste agregado globalmente em linha com o rendimento disponível real, num quadro de aumento do emprego e de crescimento moderado dos salários reais".

"Em 2017, refira-se ainda a influência positiva do aumento de 5,1% do salário mínimo e a continuação de algumas medidas de reposição de rendimento incluídas no Orçamento do Estado", afirma o banco central.

O banco central também melhorou as projeções para a redução da taxa de desemprego, prevendo agora que desça de 11,1% em 2016 para 9,9% em 2017, para 9% em 2018 e para 7,9% em 2019, o que tem assente a hipótese de uma "relativa estabilização da população ativa".

Nas Projeções para a Economia Portuguesa 2017-2019 divulgadas hoje, o Banco de Portugal estima que o PIB suba 1,8% este ano, 1,7% no próximo e 1,6% em 2019, mostrando-se mais otimista do que em dezembro, quando apresentou as últimas estimativas.

Ainda assim, o BdP admite que há "a persistência de constrangimentos ao crescimento" e que se mantêm uma "elevada incerteza" e "riscos descendentes, a nível interno e externo".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório