Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Poupança e orçamento: Portugueses estão a melhorar hábitos financeiros

Dois estudos do Cetelem em colaboração com a Nielsen mostram uma nova realidade nas famílias portuguesas.

Poupança e orçamento: Portugueses estão a melhorar hábitos financeiros
Notícias ao Minuto

07:05 - 24/03/17 por Bruno Mourão

Economia Estudo

O orçamento familiar está mais presente no dia a dia dos portugueses e a poupança é um hábito cada vez mais importante. Estas são as principais conclusões de dois estudos divulgados esta semana pelo Cetelem, em comunicados oficiais que chegaram à redação do Economia ao Minuto

"De acordo com o mais recente estudo sobre Literacia Financeira do Cetelem, 13% dos portugueses referem poupar com regularidade mensal, um aumento considerável comparativamente a 4% em 2016. Atualmente, metade dos portugueses afirmam poupar regular ou pontualmente, mais do que no ano anterior (36%), ainda que a maior parte (32%) apenas o faça quando sobra dinheiro, existindo ainda 4% que poupam quando recebem o subsídio de Natal/Férias e prémios", pode ler-se num dos comunicados. 

E relação ao controlo do orçamento familiar, as conclusões também são animadoras: "Pela primeira vez em três anos, há mais portugueses a fazerem o controlo do orçamento familiar (83%). A partir de 2014, ano em que 96% dos consumidores afirmavam gerir os seus rendimentos e despesas, este valor diminuiu progressivamente para 76%, em 2015, e 64%, em 2016, registando agora uma recuperação".  

No que toca ao orçamento familiar, a consulta do extrato bancário é a principal maneira de controlar as receitas e despesas, mas o crecimento de outras formas de controlo é assinalável: "observa-se uma maior utilização de estratégias como o recurso a tabelas de gastos (9%) e a gestores de conta (4%). De forma residual, há ainda quem recorra à ajuda de familiares (2%), blogues sobre poupança (1%), conselhos em sites (1%) e ferramentas de check-up financeiro (1%) para gerir o orçamento". 

"Apesar da consulta do extrato bancário continuar a ser a forma principal de controlo orçamental, o crescimento – ainda que ligeiro – de novas metodologias indica que os portugueses estão mais dedicados a gerir de forma eficiente os seus rendimentos e despesas, mostrando-se recetivos a ferramentas digitais que os ajudem neste sentido" resume Leonor Santos, diretora de 'compliance' jurídico do Cetelem. 

Quanto à poupança, os portugueses usam as promoções como grande arma para gastar menos dinheiro: "Estar atento às promoções é a estratégia de poupança mais popular entre os portugueses (34%), seguindo-se a utilização de cartões de desconto (10%) e a opção de levar almoço para o trabalho (8%). Há ainda aqueles que referem tomar mais vezes o pequeno-almoço em casa (6%), usar transportes públicos (4%) ou recorrer a um sistema de boleias (2%) para poupar". 

Na banca também existem soluções procuradas: "Os métodos mais utilizados pelos portugueses que poupam são as contas à ordem (19%) e as contas a prazo (18%), existindo ainda 11% que optam pelo mealheiro tradicional e 4% que investem em produtos bancários". 

"O estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizadas 500 entrevistas por telefone, a indivíduos de Portugal continental e ilhas, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 2017. O erro máximo é de +4.4 para um intervalo de confiança de 95%", lembra o Cetelem.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório