Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

OCDE propõe subida de 20 cêntimos em imposto sobre gasóleo

No relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre a reforma do Estado português consta uma proposta que pode não agradar aos automobilistas, mas que segundo a OCDE permite baixar a carga fiscal e gerar uma receita adicional de 1,3 mil milhões de euros.Propõe a organização que o imposto sobre o gasóleo passe a ser o mesmo do aplicado à gasolina, o que a concretizar-se resultaria num aumento superior a 20 cêntimos no preço do diesel para o consumidor.

OCDE propõe subida de 20 cêntimos em imposto sobre gasóleo
Notícias ao Minuto

09:56 - 17/05/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Reforma do Estado

A OCDE propôs ao Governo, no relatório sobre a reforma do Estado apresentado esta terça-feira, um agravamento das taxas de impostos ambientais, defendendo que esta medida permitiria baixar a carga fiscal sobre o trabalho e empresas e gerar uma receita adicional estimada em 1,3 mil milhões.

Lembra a OCDE que, o preço do gasóleo é significativamente mais baixo do que o da gasolina, apesar de produzir mais emissões de CO2 e outros gases poluentes. Isto acontece, explica o jornal i, porque sobretudo a partir da década de 90, quando o preço do gasóleo começou a subir, os sucessivos governos decidiram aplicar um subsídio fiscal ao diesel como mecanismos de protecção do transporte de mercadorias e passageiros.

Agora, em 2013 e em plena crise económica e variações semanais do preço dos combustíveis, a OCDE sugere que esse subsídio deixe de existir. O que tendo em conta a actual diferença do imposto sobre gasóleo e gasolina, corresponderia a uma subida em mais de 20 cêntimos no preço do litro do diesel.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório