Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

António Saraiva "disponível" para aumentar salário mínimo

Presidente da CIP está aberto à criação de um acordo de médio prazo que aumente o salário mínimo nacional.

António Saraiva "disponível" para aumentar salário mínimo
Notícias ao Minuto

15:28 - 14/11/16 por Goreti Pera

Economia Parceiros

O Presidente da República está a receber, esta segunda-feira, os parceiros sociais. À saída do encontro, o presidente da CIP disse aos jornalistas estar disponível para integrar um acordo social de médio prazo que passe por aumentar o salário mínimo nacional.

Sem adiantar valores, António Saraiva considera que o salário mínimo deverá resultar da ponderação de fatores que devem ser avaliados anualmente. São eles a produtividade, a inflação e o crescimento económico.

O representante dos empresários reconhece que o valor do atual salário mínimo “é baixo e tem de ser aumentado”, mas indica que tal deve ser feito “de uma forma sustentável e respeitando uma metodologia”.

Para o próximo ano, entende o presidente da Confederação Empresarial de Portugal que o valor não deverá ultrapassar os 540 euros, mas em 2020, último ano da legislatura, o valor resultará da ponderação dos tais fatores. Os 600 euros resultantes do acordo político entre PS e Bloco de Esquerda podem ser um referencial, mas o valor poderá vir a ser inferior ou superior.

Além do salário mínimo, o acordo de médio prazo a que António Saraiva se refere deverá incidir sobre a contratação coletiva e promoção do emprego, tendo como objetivo a competitividade e o crescimento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório