Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Empresários portugueses em missão comercial na Bielorrússia

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) vai conduzir a partir de domingo uma missão comercial à Bielorrússia, no leste europeu, integrada por gestores de cinco empresas ligadas à indústria agroalimentar, materiais de construção e têxteis-lar.

Empresários portugueses em missão comercial na Bielorrússia
Notícias ao Minuto

23:34 - 01/10/16 por Lusa

Economia Associação

Trata-se da segunda missão conduzida pela AEP àquele país cuja economia está "cada vez mais aberta aos produtos e serviços originários da União Europeia", refere a associação empresarial, em comunicado.

Na primeira incursão, em junho de 2015, "a associação pôde confirmar a apetência daquele mercado, de 9,5 milhões de consumidores, pelos produtos importados e o estilo de vida europeus", destaca a AEP.

A comitiva chegará a Minsk, a capital do país, no domingo e até quinta-feira manterá reuniões de negócios com agentes de mercado bielorrussos que previamente sinalizaram à AEP o seu interesse na oferta portuguesa.

Concluídas as reuniões e os contactos na capital bielorrussa, três das cinco empresas seguirão para Kaliningrado, localizada entre a Polónia e a Lituânia, junto ao Báltico e a pouco mais de 500 quilómetros da capital da Bielorrússia.

Apesar de as exportações portuguesas para aquele destino se terem ficado pelos 10,4 milhões de euros no ano passado, a AEP identificou ali "várias oportunidades" adequadas à oferta nacional e preparou esta missão de forma a aproveitar a proximidade geográfica entre Minsk e Kaliningrado.

São dois mercados "com várias características em comum" e dos que "mais têm crescido na região do leste europeu", destaca a diretora da AEP Internacionalização, Mónica Moreira, citada no comunicado.

A Bielorrússia e a região de Kaliningrado são, desde 01 de janeiro de 2015, membros da União Económica Euro-Asiática, a maior associação económica integrada e o maior mercado do espaço pós-soviético.

Com uma população superior a 190 milhões de habitantes e uma área de quase 20,5 milhões de quilómetros quadrados, estes destinos representam uma importante plataforma para outros mercados, nomeadamente Rússia, Cazaquistão e Arménia, segundo a AEP.

Mónica Moreira salienta ainda que este "é um dos mercados economicamente mais atrativos do leste europeu", uma vez que o país está a apostar na diversificação dos seus parceiros de importação por forma a reduzir a dependência da Rússia, sendo a União Europeia a principal alternativa na busca de novos fornecedores.

Esta missão empresarial multissetorial da AEP à Bielorrússia e à região de Kaliningrado faz parte do respetivo programa de internacionalização para 2016, que contempla a realização de mais de quatro dezenas de ações, em 27 mercados, até ao fim do ano.

É cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II -- Projetos Conjuntos -- Internacionalização.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório