Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Lisboa em alta com Mota-Engil e NOS a liderarem

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, estava hoje em alta, com as ações d Mota-Engil e NOS a liderarem os ganhos, a subirem 1,73% para 1,586 euros e 1,49% para 6,144 euros.

Lisboa em alta com Mota-Engil e NOS a liderarem
Notícias ao Minuto

09:48 - 21/09/16 por Lusa

Economia Bolsas

Cerca das 9h15 em Lisboa, o PSI20 estava a subir 0,68% para 4.569,42 pontos, com 12 'papéis' a valorizarem-se, dois a caírem e quatro inalterados, depois de em 27 de junho ter terminado a sessão no mínimo de sempre de 4.260,13 pontos.

Além das ações da Mota-Engil e da NOS, as do BCP, da Altri e da Jerónimo Martins eram das que mais estavam a subir, respetivamente 1,29% para 0,0157 euros, 1,25% para 3,152 euros e 1,20% para 15,185 euros.

Em relação às ações do BPI, a negociação está suspensa no dia em que decorre a assembleia-geral do banco para votar a desblindagem dos estatutos que limita os direitos de voto a 20%.

A suspensão da negociação das ações acontece também um dia depois de o BPI ter anunciado que propôs à Unitel a venda de 2% do capital do Banco de Fomento Angola (BFA), permitindo que a operadora angolana passe a ser a maior acionista, após aprovada a desblindagem dos estatutos do banco português.

A proposta foi formalizada numa carta enviada na terça-feira pelo BPI à Unitel, disponibilizada através da página na Internet da CMVM, implicando que a operadora controlada pela empresária Isabel dos Santos pague 28 milhões de euros pelas 26.111 ações do BFA (correspondentes a 2% do capital social do banco angolano).

Atualmente, o BPI detém 50,1% do capital do BFA, enquanto a Unitel é dona de 49,9%, e o objetivo desta operação é resolver a situação de ultrapassagem do limite dos grandes riscos impostos pelo Banco Central Europeu (BCE) relativamente à exposição do banco português a Angola.

O banco português condiciona, contudo, este negócio à aceitação por parte da Santoro, 'holding' angolana controlada por Isabel dos Santos que é a segunda maior acionista do BPI, da eliminação da limitação estatutária à contagem de votos na instituição liderada por Fernando Ulrich.

A desblindagem dos estatutos do BPI é uma das condições impostas pelos catalães do La Caixa na Oferta Pública de Aquisição (OPA) que lançaram sobre o banco português.

Na Europa, as principais bolsas estavam hoje de manhã em alta, sustentadas pelo anúncio do banco central japonês que considerou que o Japão já não está em deflação e pendentes das decisões sobre política monetária da Reserva Federal dos Estados Unidos.

O Banco do Japão anunciou hoje que vai modificar a composição do gigantesco programa de compra de ativos para evitar uma queda das taxas de juro a longo prazo.

Ainda que tanto os especialistas como os mercados esperassem também novidades em relação à taxa diretora aplicada a determinados depósitos das entidades financeiras depois desta ter descido em fevereiro último para -0,1%, o Banco do Japão decidiu manter a mesma inalterada.

Agora, os investidores aguardam a conclusão da reunião sobre política monetária da Fed, que poderá incluir uma subida das taxas de juro.

Em Nova Iorque, a bolsa de Wall Street terminou em alta ligeira na terça-feira, com o Dow Jones a subir, mas apenas 0,05% para 18.129,96 pontos, depois de ter subido em 15 de agosto até aos 18.636,05 pontos, o nível máximo desde que foi criado.

O barril de petróleo Brent, para entrega em novembro, abriu hoje em alta, a cotar-se a 45,54 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 1,40% do que no encerramento da sessão anterior.

A nível cambial, o euro abriu em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, a descer para 1,1134 dólares, contra 1,1168 na terça-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório