Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Aliança russa e saudita faz disparar o petróleo

Os representantes dos dois países juntara-se para tentar chegar a um acordo de limitação de produção e está prevista "um anúncio significativo" ainda hoje.

Aliança russa e saudita faz disparar o petróleo
Notícias ao Minuto

11:20 - 05/09/16 por Bruno Mourão

Economia G20

Putin já tinha avisado na semana passada que cortar a produção era "a decisão correta" e parece que em pouco mais de dois dias de negociações, o líder russo convenceu os parceiros sauditas a apoiarem as mesmas ideias. 

Como líder da OPEP, a Arábia Saudita tem assumido um papel importante na tentativa de limitar o excesso de oferta de petróleo os mercados mundiais, mesmo sem o apoio de todos os membros da organização. No entanto, não foi possível até agora chegar a um entendimento alargado, mesmo com o apoio russo. 

O grande problema é a vontade do Irão, regressado ao mercado livre após décadas de sanções económicas, que não quer perder a quota de mercado recuperada ao congelar a produção em níveis demasiado baixos. 

A cimeira do G20 deste fim de semana parece ter aproximado ainda mais Rússia e Arábia Saudita e foi prometido pelos representantes da coroa saudita "um anúncio significativo" esta tarde sobre a produção de petróleo. O otimismo é agora a nota dominante nas bolsas, com os ganhos a tornarem-se naturais para o crude e o brent. 

Mesmo numa sessão trocas limitada pelo feriado do Dia do Trabalhador nos Estados Unidos, o crude vendido em Nova Iorque está a ganhar 3,04% e vale agora uma média de 46,39 dólares; em Londres, o brent troca a 49,16 dólares, mais 3,31% do que no final da sessão de sexta-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório