Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Era da austeridade está a acabar"

A era da austeridade está a acabar, escreve a agência Reuters num artigo de opinião. “Ainda que se diga num sussurro baixinho, a era da austeridade dos governos está a acabar”, começa assim o texto.

"Era da austeridade está a acabar"
Notícias ao Minuto

21:00 - 01/03/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Reuters

E se a ‘idade da austeridade’ na zona euro tivesse mesmo os dias contados? A Reuters escreve que é possível que assim seja.

Num artigo de opinião publicado ontem à noite, a Reuters começa por dizer que até pode parecer uma semana estranha para dizer que “a era da austeridade dos governos está a acabar”, quando o Executivo dos EUA está a preparar-se para aplicar cortes orçamentais indiscriminados, e uma nova crise orçamental na zona euro está aparentemente a perspectivar-se depois das eleições italianas. Além disso, indica a Reuters, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, prometeu “ir mais longe e mais depressa na redução do défice”.

“Mas a política é, por vezes, um espelho do Mundo, onde as coisas são o oposto do que parecem”, indica o artigo, acrescentando que “em Itália, na Grã-Bretanha e no resto da Europa, os acontecimentos desta semana devem ajudar a convencer os políticos e os eleitores de que os esforços para reduzir a dívida pública, seja através de cortes nas despesas públicas ou através de aumentos dos impostos, são politicamente suicidas e economicamente contraproducentes”, diz a Reuters.

Nomeadamente na sequência das eleições italianas, ficou ‘provado’ que quer no país como no resto da zona euro, “esta mudança é quase certa”, depois de uma clara maioria ter votado nos políticos que explicitamente se manifestaram contra a austeridade que apresentaram como “bullying económico alemão”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório