Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

"Reformas administrativas poupam 10.417 milhões aos cofres públicos"

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou hoje que as medidas de reforma nas administrações públicas já representaram, nos primeiros seis meses do ano, poupanças de 10.417 milhões de euros.

"Reformas administrativas poupam 10.417 milhões aos cofres públicos"
Notícias ao Minuto

12:38 - 18/09/14 por Lusa

Economia Mariano Rajoy

"Com o desenvolvimento completo das medidas, a poupança prevista entre 2012 e 2015 ascenderá a 37.620 milhões de euros. E esta poupança pública beneficia os cidadãos que apoiam as administrações com os seus impostos", afirmou.

"E são motivos como estes que permitem baixar estes impostos numa situação tão complexa como a que estamos a viver", considerou Rajoy, na apresentação do relatório anual da Comissão para a Reforma da Administração Pública.

Segundo explicou, das poupanças acumuladas este ano, 2.684 milhões de euros pertencem ao Estado, 5.535 milhões de euros a comunidades autónomas e 2.198 milhões de euros a entidades locais.

Na sua intervenção, Rajoy disse que são medidas para agilizar a administração, evitar a duplicação desnecessária das agências do Governo e facilitar os procedimentos para os cidadãos.

Um processo que continuará na reunião de sexta-feira do Conselho de Ministros e que se insere numa "verdadeira poda burocrática" que pretende "romper os espartilhos que oprimem o crescimento".

"Espanha é um grande país e um grande país merece uma grande administração, e uma cidadania de primeira merece serviços públicos de primeira", disse.

O Governo analisa na sexta-feira reformas da Lei do Regime Jurídico das Administrações Públicas e da Lei de Procedimento Comum, bem como um Manual de Simplificação Administrativa e uma plataforma comum no setor público estatal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório