Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Funcionários públicos com ordenados já processados só têm cortes em outubro

Os funcionários públicos dos serviços que já concluíram o processamento de salários não terão um corte no seu ordenado no final de setembro, situação que será corrigida no final de outubro, informou hoje o Ministério das Finanças.

Funcionários públicos com ordenados já processados só têm cortes em outubro
Notícias ao Minuto

16:54 - 12/09/14 por Lusa

Economia OE2014

Numa nota enviada à agência Lusa, o Ministério das Finanças indica que "devido à enorme complexidade" que envolve o processamento de salários na Função Pública, o corte nos salários será aplicado ainda este mês apenas aos trabalhadores dos serviços que ainda não fecharam o processo.

No caso dos serviços onde os salários já foram processados, os funcionários públicos "verão a sua situação corrigida no mês de outubro", com a inclusão dos acertos respetivos a setembro.

"As novas regras serão agora implementadas pelos vários serviços responsáveis pelos processamentos de salários da Função Pública", indica o ministério liderado por Maria Luís Albuquerque.

O diploma que repõe os cortes salariais de entre 3,5% a 10% para vencimentos acima de 1.500 euros na Função Pública foi hoje publicado em Diário da República e entra em vigor este sábado.

As reduções salariais retomam os cortes do Governo anterior, liderado pelo socialista José Sócrates, decretados ainda antes do programa de ajustamento e que estiveram a ser aplicados entre 2011 e 2013.

Os cortes assumem, regra geral, os seguintes termos: "3,5% sobre o valor total das remunerações superiores a 1.500 euros e inferiores a 2.000 euros, 3,5% sobre o valor de 2.000 euros acrescido de 16% sobre o valor da remuneração total que exceda os 2.000 euros, perfazendo uma redução global que varia entre 3,5% e 10% no caso das remunerações iguais ou superiores a 2.000 até 4.165 euros" e "10% sobre o valor total das remunerações superiores a 4.165 euros".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório