Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Corte do rating francês é "negativo" para exportações portuguesas

Os industriais portugueses de mobiliário estão "preocupados" com o impacto nas exportações do recente corte do 'rating' da dívida pública de França, o principal destino das exportações deste sector.

Corte do rating francês é "negativo" para exportações portuguesas
Notícias ao Minuto

16:59 - 23/11/12 por Lusa

Economia Mobiliário

"O 'Cluster' das Empresas de Mobiliário de Portugal alerta para os possíveis efeitos negativos para as exportações de mobiliário português, atendendo à crescente contracção das economias europeias", refere em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo salienta, o sector exportou "mais de mil milhões de euros em 2011, tendo crescido face ao ano anterior, e as estimativas de 2012 apontam para novo crescimento".

Contudo, absorvendo o mercado intracomunitário cerca de dois terços do total, e sendo os dois principais destinos França (32%) e Espanha (29%), há um "aumento do risco para um sector exportador vital para o país".

Ainda assim, o presidente do Cluster do Mobiliário, Emídio Brandão, considera que "estes tempos difíceis têm providenciado um duro teste à capacidade do sector e ele tem dado uma resposta que só surpreende aqueles que não conhecem a qualidade dos produtos portugueses e a resiliência do tecido empresarial".

Na tentativa de "diminuir os efeitos do abrandamento da economia europeia", o 'Cluster' do Mobiliário tem vindo a focar a sua estratégia na diversificação de mercados, designadamente através do projecto 'Portugal Home Style', um roadshow de uma "casa de Portugal" a concretizar em parceria com os sectores nacionais da moda, têxtil, gastronomia e vinhos e que, no próximo ano, percorrerá grandes cidades como Xangai, São Paulo e Nova Iorque.

Para Emídio Brandão, este projecto "é um exemplo da estratégia de coordenação para o sector" que o Cluster do Mobiliário preconiza, "com acções planeadas que partem de um diagnóstico alargado, orientadas para o estímulo de redes e plataformas de negócio em mercados de elevado potencial, como o chinês".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório