Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Scope Ratings eleva classificação da dívida soberana portuguesa para A-

A agência de notação financeira europeia Scope Ratings elevou a classificação da dívida soberana da República Portuguesa, de BBB+ para A-, e a perspetiva de evolução 'outlook' regressou a estável, segundo comunicado divulgado no site da agência.

Scope Ratings eleva classificação da dívida soberana portuguesa para A-
Notícias ao Minuto

23:31 - 24/03/23 por Lusa

Economia Ratings

Depois de, há um ano, a agência ter subido a perspetiva para a evolução da qualidade da dívida ('outlook') de estável para positiva, e confirmado essa avaliação em outubro, no relatório hoje divulgado, a Scope sobe o rating e regressa o "outlook" ao patamar anterior, para estável.

A Scope fundamenta a sua decisão de melhoria do rating no facto de Portugal revelar um progresso sustentado dos fundamentais em matéria orçamental, "suportados por um forte compromisso para com uma política orçamental prudente".

"Esta melhoria é enfatizada por um recuo estável do défice orçamental face aos seus pares europeus, com a Scope a projetar que assim continue no médio prazo", sublinha. "Estes desenvolvimentos apoiam a sustentabilidade orçamental do país no longo prazo, já que facultam uma maior capacidade para gerir pressões orçamentais".

A subida da classificação justifica-se também, diz a agência com a "tendência contínua de redução do rácio da dívida de Portugal face ao PIB", adianta o relatório.

"Esta evolução positiva é sustentada adicionalmente pelo robusto desempenho do crescimento de Portugal e pelo seu perfil de dívida favorável. Estes fatores ajudaram a mitigar em parte o aumento de custos da emissão de dívida e contribuíram para reduzir o encargo total da dívida do país", salienta a Scope.

Leia Também: Fed disponibilizou 12 mil milhões de dólares à banca desde domingo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório