Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

É nestes concelhos que os desempregados têm subsídios mais elevados

Oeiras lidera com o valor médio a situar-se nos 344 euros. Em Cascais ascende a 325 euros e em Mafra a 311 euros mensais.

É nestes concelhos que os desempregados têm subsídios mais elevados
Notícias ao Minuto

08:19 - 07/07/22 por Notícias ao Minuto

Economia Desemprego

Oeiras e Cascais são os concelhos onde os desempregados têm, em média, subsídios mais elevados, de acordo com o Atlas Social 2021, da Marktest, divulgado na terça-feira. 

"Os concelhos de Oeiras, Cascais, Mafra, Lisboa, Castro Verde e Alcochete são os únicos concelhos do Continente que excedem os 300 euros de valor médio mensal na atribuição deste subsídio aos cidadãos desempregados", pode ler-se no comunicado da Marktest.  

Oeiras lidera com o valor médio a situar-se nos 344 euros. Em Cascais ascende a 325 euros e em Mafra a 311 euros mensais.

O estudo revela que o número de beneficiários do subsídio de desemprego no continente é de 413 mil, "um valor que representa 4,1% da população total", de acordo com o mesmo comunicado. 

"Os concelhos de Albufeira, Portimão e Odemira são os que apresentam maior proporção de beneficiários deste subsídio face ao total das respetivas populações. Em Albufeira esta proporção chega aos 17% e em Portimão e Odemira está próximo de 10% (9,6% e 9,1%, respetivamente)", pode ainda ler-se.

Relativamente aos cidadãos empregados, "o ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem nos concelhos de Alcochete, Sines e Castro Verde é o mais elevado", sendo que "em Alcochete este valor excede os 2000 euros mensais (2.011 euros), sendo de 1.869 euros em Sines e de 1.796 euros em Castro Verde".

Já Arronches, Mértola, Odemira, Mondim de Basto e Murça são os "únicos concelhos do Continente onde as mulheres (trabalhadoras por conta de outrem) ganham, em média, mais do que os homens".

O Atlas Social 2021 é uma análise realizada pela Marktest "com base em informação produzida pelas entidades oficiais e pelas empresas do Grupo Marktest e pretende contribuir para um melhor conhecimento da estrutura demográfica e social dos concelhos de Portugal Continental".

Além disso, conta com informação sobre a estrutura de classes sociais por concelho, sendo que para este cálculo foi utilizada uma base de cerca de 366 mil entrevistas realizadas nos estudos regulares da Marktest entre os anos de 2018 e 2021.

Leia Também: Posse de cartão de crédito está no valor mais elevado dos últimos 19 anos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório