Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Preço da botija de gás? DECO aponta 4 soluções que podem ser adotadas

Organização de defesa do consumidor portuguesa revela que as garrafas de 13 quilos de gás butano estão com um preço médio acima de 33 euros, aquele que é "o mais elevado desde que há um seguimento do valor a que é vendido este tipo de gás" e, por isso, defende a adoção de medidas por parte do Governo. 

Preço da botija de gás? DECO aponta 4 soluções que podem ser adotadas
Notícias ao Minuto

08:20 - 28/06/22 por Notícias ao Minuto

Economia botija de gás

Os preços da energia têm estado a subir e as garrafas de gás são exemplo disso. A organização de defesa do consumidor portuguesa (DECO) revela que as garrafas de 13 quilos de gás butano estão com um preço médio acima de 33 euros, aquele que é "o mais elevado desde que há um seguimento do valor a que é vendido este tipo de gás" e, por isso, defende a adoção de medidas por parte do Governo. 

De acordo com a DECO, "há soluções que podem ser adotadas, mas tardam ou nem sequer têm sido consideradas nesta área" e destaca as quatro que se seguem: 

  1. "O projeto das garrafas de gás solidárias (uma espécie de tarifa social para o gás engarrafado) nunca avançou. No contexto de crise energética, foi implementado um mecanismo de apoio — a bilha solidária —, mas já terminou;
  2. "O gás remanescente nas garrafas, e que não é possível consumir, continua a ser pago";
  3. "A imposição de um redutor universal para todas as marcas, não foi discutido";
  4. "O prometido plano de apoio à eletrificação de consumos, está esquecido". 

Quer poupar? Siga estas duas dicas

Ainda segundo a DECO, uma forma de poupar passa pela redução do consumo: "Gasta menos gás se baixar a temperatura ou o caudal do esquentador. Quando estiver a cozinhar, desligue o lume um pouco antes de os alimentos estarem cozinhados: o calor residual ajuda a terminar o processo". 

Além disso, no momento de trocar equipamentos deve considerar alternativas mais eficientes para cozinhar e aquecer a água em casa, como as placas de indução ou as bombas de calor.

"Este tipo de aparelhos têm uma eficiência bastante superior e permitem o retorno do investimento inicial em alguns anos. Além disso, usar a eletricidade como fonte energética é uma forma de ajudar o Planeta ao descarbonizar os consumos", sublinha a organização de defesa do consumidor. 

Leia Também: Bolsa de Lisboa abre a subir 0,48%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório