Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Empreendedorismo percorreu "caminho assinalável" em 10 anos

O Conselho de Administração da Portugal Ventures defendeu hoje que o empreendedorismo, em Portugal, percorreu, na última década, um "caminho assinalável", crescendo 13% ao ano em número de transações e 54% em valor.

Empreendedorismo percorreu "caminho assinalável" em 10 anos
Notícias ao Minuto

14:20 - 27/06/22 por Lusa

Economia Portugal Ventures

"Nos últimos 10 anos, o empreendedorismo em Portugal percorreu um caminho assinalável, crescendo 13% ao ano em número de transações e 54% em valor", apontou, em comunicado, o presidente do Conselho de Administração da Portugal Ventures, Rui Ferreira.

Na nota, que assinala uma década de existência da Portugal Ventures, este responsável sublinhou ainda que, só nos últimos quatro anos, o número de 'startups' (empresas com rápido potencial de crescimento económico) incubadas cresceu 85%, tendo sido criados sete unicórnios (empresas com uma valorização de 1.000 milhões de dólares) com "ADN português".

Segundo os dados hoje divulgados, existem, atualmente, 63 unidades na indústria de capital de risco em Portugal e 227 fundos sob gestão, "grande parte deles dedicados em exclusivo à dinamização da 'venture capital'".

Rui Ferreira, sublinhou ainda que, em 2012, o ecossistema de capital de risco em Portugal tinha um "desenvolvimento pouco significativo e logo pouco atrativo", representando 0,1% do número de transações de 'venture capital' realizadas na Europa e 0,06% do valor transacionado.

"Neste ano de 2022, ao celebrar o seu 10.º aniversário, a Portugal Ventures assinala a entrada num novo ciclo, estando, mais uma vez, perante um momento crucial para o ecossistema, não só pelos anos vibrantes, mas também pelos desafios que o atual contexto internacional de incerteza nos coloca", acrescentou.

O presidente do Conselho de Administração da Portugal Ventures disse ainda que, para continuar a sua missão, vai precisar do apoio de todos os 'stakeholders' (partes interessadas), nomeadamente, os fundadores das 'startups', parceiros de ignição, corporativos, de capital e institucionais públicos e privados, bem como do Banco de Fomento e da tutela.

"Contando com este apoio no futuro, deixamos uma palavra de profundo agradecimento por todo o apoio prestado desde 2012 aos nossos acionistas, tutelas, participantes dos fundos sob gestão, parceiros das redes estratégicas e obviamente aos promotores das empresas investidas pelos fundos sob gestão, sem os quais não teria sido possível posicionar a Portugal Ventures como 'player' de referência para a capitalização das empresas portuguesas ao longo dos últimos 10 anos", concluiu.

A Portugal Ventures resulta da fusão de três sociedades de capital de risco de origem pública -- Inovcapital, AICEP Capital e Turismo Capital --, tendo por missão apoiar o empreendedorismo e negócios "com potencial".

Nos últimos 10 anos, a atividade da Portugal Ventures representou 15% das transações do mercado de 'venture capital' português e financiou com 177,2 milhões de euros 184 empresas em Portugal.

As 'startups' em que a Portugal Ventures investiu contribuem com 339 milhões de euros para a economia e criaram mais de 4.100 postos de trabalho diretos e indiretos.

Leia Também: Sueca Sandvik compra portuguesa de ferramentas de corte Frezite

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório