Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

PRR: Energia lidera candidaturas com 11 projetos

O setor da energia, hidrogénio e lítio lidera as candidaturas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), destinadas às Agendas Verdes e Mobilizadoras, com 11 projetos e um investimento total de 4.221 milhões de euros.

PRR: Energia lidera candidaturas com 11 projetos
Notícias ao Minuto

14:04 - 02/12/21 por Lusa

Economia P

As Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial são investimentos do PRR, financiados pelos fundos europeus do principal instrumento extraordinário de resposta da União Europeia à pandemia, o Next Generation EU.

A dotação para apoio do Estado, sob a forma de subvenção, é de 930 milhões de euros.

No total, foram pré-selecionados 64 projetos, no total de quase 10 mil milhões de euros (mais concretamente 9.781 milhões de euros).

O setor agroalimentar e economia do mar apresenta seis projetos, que totalizam um investimento de 1.185 milhões de euros, seguido da área da ferrovia, transportes, mobilidade e logística, com sete projetos, que somam 852 milhões de euros.

Também com sete candidaturas está o setor automóvel, aeronáutica e espaço, com um investimento total de 813 milhões de euros.

A saúde, turismo, indústrias culturais e criativas (e audiovisual) conta com um total de 10 projetos, num investimento total de 635 milhões de euros, seguida de materiais e tecnologias de produção (sete projetos num investimento de 610 milhões de euros), construção e habitat (seis candidaturas e 560 milhões) e calçado, têxtil e vestuário (seis candidaturas, no total de 494 milhões de euros).

Por último, a área de 'blockchain', IA (inteligência artificial) e microeletrónica apresentou quatro candidaturas, num total de 401 milhões de euros de investimento.

De acordo com o Ministério da Economia, a "união de esforços entre o tecido empresarial e o sistema científico e tecnológico em Portugal resultou num número recorde de 144 manifestações de interesse para o desenvolvimento de projetos, no âmbito das Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial", sendo que esta primeira fase decorreu entre julho e setembro.

Deste total, foram pré-qualificados 64 consórcios, que envolvem mais de 1.700 entidades, entre empresas, centros de investigação e instituições de ensino superior, para a apresentação dos seus projetos, tendo em vista o aumento significativo da competitividade e resiliência da economia do país.

A apresentação dos projetos pré-qualificados decorre entre hoje e sexta-feira, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e pode ser acompanhada 'online' através das redes sociais do Governo, de acordo com o ministério.

Do total das candidaturas pré-qualificadas, 49 (77%) são Agendas Mobilizadoras e 15 (23%) Agendas Verdes.

Destas, 30 (47%) são Pactos de Inovação e 34 (53%) são Projetos Mobilizadores.

Mais de um terço (35%) inserem-se nas indústrias e tecnologias de produção, 32% nas tecnologias transversais e suas aplicações, 13% dizem respeito à mobilidade, espaço e logística, 11% recursos naturais e ambiente, e 9% saúde, bem-estar e território.

As Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial, de acordo com o ministério, visam acelerar a transformação estrutural da economia portuguesa, aumentando o seu perfil de especialização, por meio da formação de consórcios sólidos e estruturantes que garantam o desenvolvimento, diversificação e a especialização de cadeias de valor nacionais, "prosseguindo metas objetivas ao nível das exportações, emprego qualificado, investimento em I&D".

Já as Agendas Verdes têm como objeto fomentar a economia circular e alavancar o desenvolvimento de novas soluções que respondam ao desafio das alterações climáticas em direção à transição energética e neutralidade carbónica.

Leia Também: HRW acusa militares de Myanmar de massacre de 65 manifestantes

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório