Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Telecomunicações. Cinco coisas que deve saber antes de mudar de operadora

É necessário avaliar um conjunto de situações para perceber se é (ou não) vantajoso mudar de empresa de telecomunicações em determinada altura.

Telecomunicações. Cinco coisas que deve saber antes de mudar de operadora
Notícias ao Minuto

09:43 - 27/08/21 por Notícias ao Minuto

Economia Telecomunicações

Se não está satisfeito com o seu pacote de telecomunicações certamente já pensou em mudar de operadora. Contudo, é necessário avaliar um conjunto de situações para perceber se é (ou não) vantajoso mudar de empresa em determinada altura.

Neste âmbito, a plataforma de comparação de produtos de crédito e telecomunicações ComparaJá.pt reuniu cinco coisas que deve saber antes de avançar para a mudança de operadora. 

1. Período de fidelização

"Os contratos de fidelização só podem ir até um máximo de 2 anos (24 meses) e todas as operadoras são obrigadas a ter, no seu portefólio de oferta para os consumidores, pacotes mais acessíveis sem fidelização e com contratos entre 6 e 12 meses, ficando mais fácil mudar de operadora.

O seu contrato era de 24 meses, renovava automaticamente e esqueceu-se de o anular? Não há problema, as operadoras estão proibidas de proceder à renovação automática. Estas são obrigadas a enviar um novo contrato para si."

2. Quais as despesas que pode, eventualmente, ter ao mudar?

"Para desistir de um determinado serviço e mudar de operadora, é fundamental fazer uma análise de custos/benefícios. Não basta ligar e dizer que pretende cessar o contrato, pois essa anulação vai ter custos para si se estiver a fazer isso antes do fim do mesmo. Desde logo, vai ter de liquidar os custos que a operadora teve com a instalação dos equipamentos. 

Ainda assim, as operadoras agora são obrigadas a ter todos estes gastos previstos e escritos no contrato, para que o consumidor esteja sempre informado sobre o que terá de pagar."

3. TV: vale a pena ter mais de 100 canais?

"Esta é uma pergunta recorrente. A maior parte de nós não vê mais do que um conjunto de 10 a 15 canais. Então porquê contratar um pacote que tem 150? Depende. (...) Para além dos canais, é preciso ponderar os serviços que vêm associados: videoclube para assistir a todas as novidades cinematográficas, uma box que permita gravar, avançar ou parar a emissão, aplicações para assistir TV no smartphone e/ou no computador (MEO Go ou App NOS TV), aquisição de Netflix."

4. Internet: quão rápido quer navegar?

"Já no que diz respeito à internet, é preciso ponderar tanto as opções fixas (para dispor em casa), como as móveis (para o telemóvel), quando pretende mudar de operadora. Para a internet em casa, considere se deseja por cabo, ADSL ou fibra. Na comparação entre estes três, note que praticamente já não se usa ADSL e que hoje em dia cresce, a passos largos, a opção de fibra ótica."

5. Telemóvel: qual o tarifário mais atrativo?

"Aqui a maior diferença será entre um plano pré-pago ou pós-pago, sendo que tem vindo a ganhar relevância este segundo, especialmente dentro das soluções que permitem chamadas ou SMS ilimitadas."

Leia Também: Bolsas europeias negoceiam no vermelho à espera de sinais em Jackson Hole

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório