Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Resposta aos Censos arranca a 19 de abril. "Esteja atento ao correio"

A resposta aos Censos será feita através da Internet, de acordo com o INE.

Resposta aos Censos arranca a 19 de abril. "Esteja atento ao correio"
Notícias ao Minuto

08:39 - 05/04/21 por Notícias ao Minuto

Economia Censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou, esta segunda-feira, que começa hoje a primeira fase dos Censos 2021 com a distribuição das cartas com a informação necessária para a resposta à "maior operação estatística do país". O INE recomenda, por isso, aos cidadãos que estejam atentos às suas caixas de correio, sendo que a fase de respostas arranca a 19 de abril. 

A agência de estatísticas explica que "as cartas, que serão colocadas nas caixas de correio pelos recenseadores, contêm os códigos e toda a informação necessária para a resposta aos Censos através da Internet". 

Além disso, alerta que os recenseadores do INE estão munidos com cartão de identificação e colete alusivo aos Censos 2021. 

A partir de 19 de abril arranca a fase de resposta aos Censos pela Internet, preferencialmente até dia 3 de maio, através deste link.

Notícias ao Minuto Inicia-se hoje, dia 5 de abril, a primeira fase dos Censos 2021 com a distribuição das cartas© INE

"A resposta aos Censos 2021 pela Internet permite uma abordagem fácil, segura e rápida para os cidadãos. No atual contexto epidemiológico, este modo de recolha de dados reveste-se da maior relevância, tendo em conta que minimiza os contactos entre recenseadores e a população", acrescenta o INE.  

Se não conseguir responder pela Internet, o INE disponibiliza outros modos de resposta:

  • telefone, para grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial;
  • e-balcão nas Juntas de Freguesia, mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública;
  • autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores, que cumprem um rigoroso Protoloco de Saúde Pública

Leia Também: Censos 2021. Códigos começam hoje a ser entregues

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório