Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Investimento da Sonae sobe 25,7% em 2020 para 504 milhões de euros

O investimento da Sonae aumentou 25,7% no ano passado, face a 2019, para 502 milhões de euros, o que "demonstra a força financeira do grupo e confiança nas atuais estratégias dos seus negócios", divulgou hoje a empresa.

Investimento da Sonae sobe 25,7% em 2020 para 504 milhões de euros
Notícias ao Minuto

07:45 - 18/03/21 por Lusa

Economia Sonae

O lucro da Sonae caiu 57,2%, em termos homólogos, para 71 milhões de euros, "impactado pela pandemia", com efeitos a nível operacional e no que respeita à reavaliação de ativos.

"Apesar do contexto, a Sonae continuou a apostar no desenvolvimento dos seus negócios, tendo o investimento total atingido os 502 milhões de euros, mais 25,7% ou 103 milhões de euros do que no ano anterior", adianta o grupo liderado por Cláudia Azevedo, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"Este capex [investimento] da Sonae significativamente superior ao de 2019 demonstra a força financeira do grupo e confiança nas atuais estratégias dos seus negócios", salienta o grupo dono das cadeias de retalho Continente e Worten, entre outros.

"Não só continuamos a investir na melhoria das nossas propostas de valor e na digitalização das nossas operações, como ainda reforçámos a nossa posição na NOS (+7,38%) e na Salsa (+50%)", sublinha.

A Sonae IM manteve a atividade regular de M&A [fusão e aquisições], a Sonae Sierra concluiu a transação do Sierra Prime e a "Sonae MC executou transações de 'sale & leaseback', gerando um encaixe total de 335 milhões de euros", conclui o grupo.

O volume de negócios consolidado da Sonae subiu 6,1% em termos homólogos para 6.827 milhões de euros, "devido sobretudo ao contributo positivo da Sonae MC e da Worten".

Durante o primeiro semestre do ano passado, a Sonae Sierra criou com a APG, a Allianz e a Elo, "o Sierra Prime, uma 'joint-venture' líder no setor de imobiliário de retalho, e a Sonae Fashion anunciou a aquisição da restante participação de 50% na Salsa", recorda o grupo.

No terceiro trimestre reforçou a sua posição na NOS e anunciou o acordo de dissolução da parceria na ZOPT - "quando concretizadas, estas operações irão garantir à Sonae uma posição autónoma de 33,45% na NOS" -, salienta a Sonae.

Também no ano passado, a NOS concluiu a venda da NOS Towering (torres) à Cellnex por um encaixe total de 375 milhões de euros e que pode atingir 550 milhões de euros".

No último trimestre de 2020, a Arctic Wolf - líder em operações de cibersegurança - "após uma nova angariação de fundos com uma avaliação superior a 1,3 mil milhões de dólares, tornou-se o 2.º unicórnio do portefólio de investimentos da Sonae IM, juntando-se à Outsystems".

Esta ronda de financiamento "permitiu à Sonae IM registar uma mais-valir de quase 29 milhões de euros".

No total, a Sonae IM concluiu cinco novos investimentos no ano passado.

"Apesar do crescimento de dois dígitos nas empresas de cibersegurança, o portefólio consolidado da Sonae IM ficou ligeiramente abaixo do ano passado em termos de volume de negócios, fixando-se em 115 milhões de euros em 2020, mas registou uma melhoria significativa do EBITDA subjacente quando comparado a 2019 (mais cinco milhões de euros), com quase todas as empresas consolidadas a apresentarem desempenhos positivos face ao ano passado", refere.

A Sonae adianta que os seus negócios reduziram as emissões de CO2 em 18% no ano passado, em termos homólogos, "o que está em linha com o seu compromisso de atingir a neutralidade carbónica das operações em 2040".

Mais de dois terços (73%) das embalagens do grupo foram recicláveis no ano passado.

No âmbito da responsabilidade social, o apoio da Sonae e as suas participadas à comunidade totalizou 14 milhões de euros em 2020, em resposta à situação de pandemia e às necessidades sociais.

[Notícia atualizada às 08h44]

Leia Também: Administração da Sonae propõe dividendo de 0,0486 euros por ação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório