Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

África do Sul cresceu 1,5% no 4.º trimestre de 2020 apesar da crise

A África do Sul registou um crescimento de 1,5% no último trimestre de 2020, de acordo com estatísticas oficiais divulgadas, continuando a economia do país a mostrar sinais de recuperação após ter sido duramente atingida pela crise da covid-19.

África do Sul cresceu 1,5% no 4.º trimestre de 2020 apesar da crise
Notícias ao Minuto

11:43 - 09/03/21 por Lusa

Economia África do Sul

O produto interno bruto (PIB) da economia mais desenvolvida do continente africano fechou 2020 com uma contração de 7%.

Os dados anuais finais, apresentados esta manhã pelo instituto sul-africano de estatística Stats SA, melhoram ligeiramente o equilíbrio que tinha previsto o ministro das Finanças, Tito Mboweni, em fevereiro último (-7,2%), na apresentação do próximo Orçamento do Estado.

"Do ponto de vista histórico, este é o maior declínio anual da economia do país desde, pelo menos, 1946 (de acordo com as estatísticas disponíveis", afirmou o Stats SA no seu relatório.

O Stats SA observou que "o crescimento registado no terceiro e quarto trimestres do ano não foi suficiente para compensar o impacto devastador da covid-19 no segundo trimestre, quando as restrições de confinamento foram mais drásticas".

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre outubro e dezembro foi estimulado principalmente pelos setores da indústria transformadora e comércio.

"A economia sul-africana cresceu 1,5% no quarto trimestre de 2020, a uma taxa de crescimento anualizada de 6,3%", anunciou o instituto sul-africano de estatística StatSA.

O país já tinha crescido no trimestre anterior, tendo registado +13,5% em comparação com o segundo trimestre.

A crise sanitária e as medidas restritivas afetaram duramente a segunda maior economia de África, que já se encontrava em recessão. A economia sul-africana teve uma queda de 2% no início de 2020.

No final de março de 2020, o Governo sul-africano impôs um dos pacotes de medidas de contenção mais estritos do mundo, para impedir a propagação do vírus, mas que teve como efeito colateral a forte restrição das perspetivas económicas.

Os setores da hotelaria e do turismo, em particular, figuram entre os mais afetados por medidas como o recolher obrigatório noturno e a proibição da venda de álcool.

A África do Sul registou oficialmente até agora mais de 1,5 milhões de casos de Covid-19, incluindo mais de 50.000 mortes, quase metade de todas as mortes relacionadas com o coronavírus no continente africano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório