Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Associações afetadas por greves ameaçam abandonar Porto de Lisboa

Quatro associações afetadas pelas greves dos estivadores no Porto de Lisboa ameaçam deixar de usar o porto, optando por soluções mais caras, e avisam que as paralisações estão a prejudicar "todos os outros" trabalhadores das empresas exportadoras.

Associações afetadas por greves ameaçam abandonar Porto de Lisboa
Notícias ao Minuto

16:02 - 06/02/14 por Lusa

Economia Estivadores

"A situação continuada de instabilidade laboral no porto de Lisboa coloca em risco a sustentabilidade das empresas da cadeia logística, que aí operam, obrigando-os a encontrar outros caminhos para as cargas, mais onerosos, em prejuízo do Porto de Lisboa", afirmam em comunicado hoje divulgado a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), a Associação dos Agentes de Navegação (AGEPOR), a Associação dos Transitários de Portugal (APAT) e a Câmara dos Despachantes Oficiais (CDO).

As associações avisam que os navios se estão a afastar dos terminais de contentores do porto e que só armadores dos navios revelam cansaço e perda de confiança no porto de Lisboa.

E acrescentam que "aceitar ou insistir" no transporte através do porto enquanto a legalidade não for "reposta" e a atividade normalizada é "contribuir ou mesmo fomentar" uma situação que consideram "contrária" ao interesse do país.

"É inaceitável que alguns trabalhadores, ao arrepio do quadro legal, e com situação salarial privilegiada, bem acima da média, estejam a prejudicar objetivamente o labor de todos os outros trabalhadores das empresas exportadoras, e a perigar postos de trabalho, na região, do setor de transporte e logística", consideram.

A administração do Porto de Lisboa emitiu também hoje um comunicado, salientando que o conflito laboral que se arrasta desde agosto de 2012 "tem vindo a comprometer seriamente" o trabalho de desenvolvimento e crescimento de todo o Porto de Lisboa, "provocando instabilidade e falta de credibilidade" junto dos armadores e operadores de transporte marítimo mundial.

"No momento em que a economia portuguesa começa a evidenciar sinais de retoma firmes e sustentáveis, a Administração do Porto de Lisboa apela fortemente à consolidação das relações laborais e a um compromisso entre todos os agentes económicos que permitam continuar a afirmar o Porto de Lisboa nacional e internacionalmente", acrescenta.

As greves dos estivadores do Porto de Lisboa provocaram uma quebra de 68% do número mensal de contentores movimentados em novembro e dezembro de 2013, segundo dados da Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL).

A 31 de janeiro, o Sindicato de Estivadores decidiu prolongar as greves no Porto de Lisboa até ao dia 24 de fevereiro após um plenário com os trabalhadores.

Segundo o dirigente sindical António Mariano, os estivadores estão contra o recurso a novos trabalhadores, depois de terem sido despedidos 47 em 2013, e contestam sobretudo o novo operador Porlis.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório