Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Greve diminui em 68% o volume de carga movimentada em Lisboa

A greve dos estivadores provocou uma quebra de 68% no volume de carga movimentada no porto de Lisboa, entre novembro d dezembro de 2013. Segundo um comunicado de imprensa da Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL), esta situação “confirma a leviandade grosseira do Sindicato dos Estivadores ao recusar cumprir a legislação em vigor”.

Greve diminui em 68% o volume de carga movimentada em Lisboa
Notícias ao Minuto

11:23 - 05/02/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Estivadores

Vários prejuízos à atividade económica nacional estão a ser causados pelas greves promovidas pelo Sindicato dos Estivadores à revelia das leis da República, no porto de Lisboa.

A ação por parte dos estivadores provocou, nos últimos dois meses de 2013, um decréscimo de 68% no número mensal de contentores movimentados, indica um comunicado enviado às redações.

Em outubro, mês anterior ao início das greves, movimentaram-se em Lisboa 40.600 TEU (a medida standard de volume equivalente a um contentor de 20 pés). Comparativamente, em dezembro apenas se movimentaram 27.100 TEU.

Entre julho e dezembro do ano passado, e como consequência direta das greves, o número de escalas nos terminais de Lisboa caiu para menos 68 navios do que era esperado, significando uma quebra de escalas mensais de 45%.

Segundo a mesma nota de imprensa da Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL), esta situação “confirma a leviandade grosseira do Sindicato dos Estivadores ao recusar cumprir a legislação em vigor”.

A mesma legislação de Lisboa está a ser aplicada nos outros portos do país, onde “está a ser cumprida sem qualquer problema”. Segundo o comunicado, as leis “potenciam a criação de emprego e a dinamização do negócio portuário em geral”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório