Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

CP e Risto Rail "comprometem-se" a chegar a acordo esta sexta-feira

A CP - Comboios de Portugal e a Risto Rail, empresa do grupo Lufthansa que fornece serviços nos bares dos comboios de longo curso "comprometeram-se" a chegar a acordo esta sexta-feira, indicou a Fesaht.

CP e Risto Rail "comprometem-se" a chegar a acordo esta sexta-feira
Notícias ao Minuto

20:26 - 30/07/20 por Lusa

Economia Sindicatos

Em comunicado, a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (Fesaht) deu conta de uma nova reunião no Ministério do Trabalho que se realizou hoje, "para analisar a situação social nos bares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, desta vez com a presença da CP -- Comboios de Portugal".

Segundo a estrutura sindical, "foi possível esclarecer melhor a situação devido à presença da CP", depois de a operadora não ter comparecido no último encontro.

O serviço de bares da CP tem estado suspenso desde março, por causa da pandemia, estando as duas empresas a negociar os moldes em que será retomado.

"Contudo, a reunião não foi conclusiva, não foi possível obter nenhum acordo, a CP e a Risto Rail não se entendem, cada um tenta aproveitar-se da crise sanitária para pagar menos ou receber mais, conforme o caso", acusou a Fesaht.

Na mesma nota, os trabalhadores "exigem a ocupação efetiva dos postos de trabalho e o exercício de funções profissionais, o pagamento dos salários com 100% e a garantia dos postos de trabalho".

De acordo com a estrutura, "as empresas comprometeram-se, ainda hoje, a retomar as negociações tendo em vista a obtenção de um acordo até ao final do dia de amanhã [sexta-feira]".

A Fesaht referiu que "os 120 trabalhadores, que terminam o regime 'lay-off' amanhã, vão apresentar-se ao serviço no sábado em Campanhã e Santa Apolónia".

No dia 15 de julho, em declarações à agência Lusa, Francisco Figueiredo, dirigente da Fesaht, deu conta de uma reunião ocorrida entre os sindicatos e a Risto Rail em que a empresa disse que não colocaria em Portugal "nem mais um cêntimo".

Em causa está precisamente a suspensão do serviço, desde março, que levou a que a CP deixasse, de acordo com Francisco Figueiredo, de pagar uma mensalidade de perto de 120 mil euros à empresa.

"Como medida de prevenção de contactos e garantia de cumprimento das medidas de distanciamento social, decorrentes da pandemia por covid-19, a CP viu-se forçada a suspender a prestação dos serviços a bordo dos comboios de Longo Curso, Alfa Pendular e Intercidades, desde o passado dia 19 de março de 2020", disse, por sua vez, a CP - Comboios de Portugal, em resposta escrita à Lusa. 

De acordo com a mesma fonte oficial, em junho a operadora "encetou negociações com o prestador de serviços [Risto Rail] com vista à retoma do serviço de bar, nos referidos comboios, alinhado com o cenário de pandemia que se vive e com os constrangimentos daí resultantes".

A transportadora garantiu que "desde então tem vindo a realizar contactos com o prestador de serviços, com o objetivo de encontrar uma plataforma de entendimento" para "voltar a disponibilizar, aos clientes, serviço de bar a bordo dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, cumprindo com as normas de saúde pública estabelecidas pelas autoridades competentes".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório