Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Produção industrial na África do Sul com quebra de quase 50% em abril

A produção industrial na África do Sul caiu quase 50% em abril, em comparação com o mês homólogo de 2019, durante o confinamento decretado para mitigar a propagação de covid-19 no país, anunciou hoje a agência governamental de estatísticas.

Produção industrial na África do Sul com quebra de quase 50% em abril
Notícias ao Minuto

19:46 - 09/07/20 por Lusa

Economia Covid-19

De acordo com a Estatísticas África do Sul ('Stats SA', na designação em inglês), citada pela agência France-Presse, a quebra na produção industrial do país mais industrializado de África é consequência do confinamento rigoroso implementado pelo Governo, encerrando quase a totalidade da economia.

O confinamento foi levantado gradualmente ao fim de nove semanas.

"A pandemia e as medidas adotadas para impedir a expansão [...] tiveram um enorme impacto na atividade económica", observou a agência governamental de estatísticas da África do Sul.

A estimativa do declínio da produção industrial no país é de 49,4% em abril.

Já a produção de automóveis baixou 98% no mesmo mês e a produção do aço sofreu uma quebra de 65,4%, explicitou a Stats SA.

O Produto Interno Bruto (PIB) da África da Sul deve cair 7,2% em 2020, decorrente da crise sanitária, anunciou o ministro das Finanças, Tito Mboweni, o maior declínio em quase 100 anos.

A África do Sul é o país da África Subsaariana mais afetado pela pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), contabilizando 220.000 infeções e 3.600 óbitos até hoje.

O pico da pandemia é esperado nas próximas semanas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 549 mil mortos e infetou mais de 12 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em África, há 12.206 mortos confirmados em mais de 522 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

As medidas para combater a pandemia paralisaram setores inteiros da economia mundial e levaram o Fundo Monetário Internacional (FMI) a fazer previsões sem precedentes nos seus quase 75 anos: a economia mundial poderá cair 3% em 2020, arrastada por uma contração de 5,9% nos Estados Unidos, de 7,5% na zona euro e de 5,2% no Japão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório