Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Politécnico de Bragança apela à doação de computadores para alunos

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) lançou hoje um apelo às empresas e comunidade em geral para doarem equipamento informático destinado aos alunos carenciados sem condições para assistirem às aulas digitais.

Politécnico de Bragança apela à doação de computadores para alunos
Notícias ao Minuto

15:30 - 06/04/20 por Lusa

País Covid-19

Desde que foram suspensas as aulas presenciais que todas as atividades letivas passaram para a esfera digital, no âmbito do plano de contingência face à pandemia de covid-19.

O politécnico já emprestou cerca de 100 computadores a outros tantos alunos, mas foram 150 os que se candidataram ao programa de apoio lançado pela instituição, que apela agora à solidariedade local para dar resposta aos restantes, como disse à Lusa o presidente do IPB, Orlando Rodrigues.

O apelo é dirigido à comunidade académica, empresas e particulares "que tenham interesse em colaborar e ceder equipamentos que já não usam para serem entregues aos alunos que deles não dispõem".

Os interessados podem fazer as doações até sexta-feira (10 de abril) desde que, como indica o instituto, os equipamentos sejam computadores, 'desktops' ou 'tablets' que "cumpram os requisitos mínimos exigidos para as plataformas de ensino à distância".

O presidente do politécnico de Bragança disse que têm sido estudadas todas as situações possíveis, mas que a instituição ainda não tomou qualquer decisão sobre o futuro das atividades letivas.

"Pelo menos até ao final de abril, é expectável que esta situação se mantenha", afirmou, referindo-se às aulas não presenciais.

Apesar de alguns alunos não terem material informático próprio, o presidente do IPB acredita que nas últimas semanas têm arranjado estratégias para seguir as aulas, nomeadamente com outros colegas.

De entre os quase nove mil alunos, os nacionais regressaram às suas casas e entre os estrangeiros, que representam um terço, "muitos continuam" em Bragança.

O presidente do IPB indicou que "até ao momento não foi confirmado nenhum caso positivo" de covid-19 na comunidade académica.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 311 mortes, mais 16 do que na véspera (+5,4%), e 11.730 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 452 em relação a domingo (+4%).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório