Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Após três votações, ainda não há candidato europeu. Georgieva mais votada

Após três votações para eleger o candidato europeu à liderança do FMI, ainda não há consenso. Georgieva foi a mais votada, ainda assim sem maioria, avança a RTP.

Após três votações, ainda não há candidato europeu. Georgieva mais votada
Notícias ao Minuto

19:27 - 02/08/19 por Filipa Matias Pereira

Economia FMI

O processo para eleger o sucessor de Christine Lagarde como diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) continua sem 'fumo branco'. Os ministros das Finanças da União Europeia votaram esta sexta-feira e, ao fim de três rondas, Georgieva foi a mais votada, mas sem maioria. 

Em cima da mesa, recorde-se, estavam quatro nomes, designadamente Nadia CalviñoOlli RehnKristalina Georgieva e Jeroen Disselbloem, depois de Mário Centeno ter anunciado que não iria a votos esta sexta-feira. 

Já hoje a ministra da Economia espanhola, Nadia Calviño, explicou que o governo espanhol decidiu retirar a sua candidatura à liderança do Fundo Monetário Internacional (FMI) por não ter havido um consenso na primeira votação entre os países europeus.

Mais tarde, o governador do banco central finlandês, Olli Rehn, anunciou que retirou a sua candidatura à liderança do FMI para facilitar um "amplo consenso" em torno de um candidato europeu.

O holandês Jeroen Dijsselbloem e a búlgara Kristalina Georgieva eram assim os últimos nomes na corrida para a designação do candidato europeu à liderança do Fundo Monetário Internacional.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório