Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente chinês promete aumentar importações em "larga escala"

O Presidente chinês, Xi Jinping, prometeu hoje que a China vai aumentar em "larga escala" a importação de bens e serviços, numa altura em que Estados Unidos e Europa exigem acesso recíproco ao mercado.

Presidente chinês promete aumentar importações em "larga escala"
Notícias ao Minuto

07:04 - 26/04/19 por Lusa

Economia Comércio

"A China reduzirá ainda mais as suas taxas alfandegárias", afirmou Xi no discurso inaugural do Segundo Fórum "Uma Faixa, Uma Rota", que decorre em Pequim e que conta com a participação do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Numa altura de crescentes fricções comerciais com Washington, Xi Jinping afirmou que o país vai "abrir continuamente" o seu mercado e receber produtos com qualidade de todo o mundo.

"A China está disposta a importar mais produtos agrícolas, bens acabados e serviços competitivos", afirmou.

A ascensão ao poder de Donald Trump nos EUA ditou o início de uma guerra comercial, com os dois países a aumentarem as taxas alfandegárias sobre centenas de milhões de dólares de produtos de cada um.

Para além de exigir uma balança comercial mais equilibrada, Trump quer que a China ponha fim a subsídios estatais para certas indústrias estratégicas, à medida que a liderança chinesa tenta transformar as firmas do país em importantes atores em atividades de alto valor agregado, como inteligência artificial ou robótica, ameaçando o domínio norte-americano nestas áreas.

Também Bruxelas reclama maior reciprocidade, depois de firmas chinesas terem comprado, nos últimos anos, empresas e ativos estratégicos em toda a Europa.

Pequim tem insistido no potencial do seu mercado para dissuadir as críticas, mas grupos empresariais estrangeiros dizem que o país asiático está a ampliar as suas importações, visando atender à procura dos consumidores e fabricantes domésticos, enquanto bloqueia o acesso a vários setores.

Lisboa tem também reclamado uma balança comercial mais equilibrada.

Em 2018, Portugal exportou para a China produtos no valor de 1,95 mil milhões de euros e importou bens no valor de 3,3 mil milhões de euros, fixando o saldo comercial negativo em mais de 1,5 mil milhões de euros.

Marcelo Rebelo de Sousa vai participar no segundo Fórum "Uma Faixa, Uma Rota" entre hoje e 27 de abril, e realizar uma visita de Estado, na segunda-feira. No mesmo dia, segue para Xangai, a "capital" económica do país. A visita termina a 01 de maio, em Macau.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório