Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Trabalhadores da EDP alertam acionistas que "empresa não é só números"

Cerca de uma centena de trabalhadores da EDP concentraram-se hoje à porta da sede da elétrica, em Lisboa, para alertar os acionistas que "a empresa não é só números, é também trabalhadores e é também pessoas".

Trabalhadores da EDP alertam acionistas que "empresa não é só números"
Notícias ao Minuto

16:25 - 24/04/19 por Lusa

Economia Protestos

Em declarações à agência Lusa, Joaquim Gervásio, da Fiequimetal (CGTP), federação de sindicatos que convocou ação de protesto para reclamar a "resolução sobre a situação laboral" realçou as condições sobretudo "dos trabalhadores que estão há menos tempo na empresa".

"Os acionistas têm que perceber que esta empresa não é só números, não é só ações, é também trabalhadores e é também pessoas. Não é só os dividendos que eles [acionistas] levam, que este ano ultrapassam os lucros que a empresa teve", afirmou o sindicalista.

O responsável da Fiequimetal adiantou que o objetivo da ação de protesto, enquanto decorre a reunião anual de acionistas da elétrica liderada por António Mexia, é "alertar para as condições de trabalho e de progressão na carreira, sobretudo dos trabalhadores que estão há menos tempo na empresa, porque a EDP fez um corte geracional que provocou que não tenham os mesmos direitos do que os mais antigos".

"E, portanto, decidimos vir hoje aqui para eles perceberem isso. [Estes trabalhadores] não têm os mesmos direitos que os trabalhadores mais antigos nem vão ter hipótese de lá chegar", afirmou, dando como exemplo a progressão na carreira "muito demorada", levando 60 anos para chegar ao topo.

Os sindicatos dos trabalhadores da EDP e a administração chegaram já este ano a acordo para um aumento salarial de 1,2% em 2019, em todas as bases remuneratórias, e um prémio de produtividade de 200 euros.

A assembleia-geral de acionistas da EDP, que se realiza hoje, pode pôr um ponto final na oferta pública de aquisição (OPA) da China Three Gorges (CTG) sobre a elétrica, se for chumbada a proposta de desblindagem dos estatutos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório