Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Sindicato dos Bancários do Sul inicia hoje eleições para corpos gerentes

As duas listas concorrentes aos corpos gerentes do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) começam hoje a ser votadas, num ato eleitoral de dois dias, marcado pela perpetiva da criação do sindicato nacional do setor financeiro.

Sindicato dos Bancários do Sul inicia hoje eleições para corpos gerentes
Notícias ao Minuto

05:58 - 10/04/19 por Lusa

Economia SBSI

Os 37.293 associados deste sindicato, filiado na UGT, poderão exercer o seu direito eleitoral através do voto eletrónico, presencial ou por correspondência, e podem optar pela lista A, liderada por Rui Riso, ou pela B, liderada por João Pascoal.

O atual presidente do sindicato, Rui Riso, que também é deputado pelo partido socialista, recandidata-se à liderança da direção sindical pela lista A, que mantém a coligação entre a tendência sindical socialista e a social-democrata.

Se a direção de Rui Riso for reeleita, a sua principal aposta será a concretização do sindicato nacional do setor financeiro.

Os três sindicatos de bancários e os dois dos seguros que integram a Febase (federação sindical do setor financeiro) referendaram no final de novembro a possibilidade de fusão num único sindicato nacional.

A fusão foi aprovada, exceto pelo Sindicato dos Bancários do Norte, que ficou de fora deste processo.

No seu manifesto eleitoral, os candidatos da lista A assumem-se como "uma equipa que cruza experiência com renovação" e comprometem-se a rever todas as Convenções Coletivas de Trabalho, para melhorar as carreiras e os salários dos bancários.

A melhoria dos Serviços de Assistência Médica e Social (SAMS), o envolvimento dos jovens na vida sindical, o alargamento da oferta de formação profissional e a valorizações das reformas são outros dos compromissos eleitorais da lista A.

A lista B, liderada por João Pascoal, que pertence à Comissão de Trabalhadores do Santander Totta, assume-se como uma alternativa de mudança e critica o projeto de união dos sindicatos dos bancários.

Os candidatos desta lista pretendem renegociar as convenções coletivas de trabalho, para repor direitos e defender postos de trabalho, salvaguardar o futuro dos SAMS e melhorar os rendimentos dos reformados.

Hoje e quinta-feira, os sócios do SBSI vão ainda eleger os delegados ao congresso, de entre os quais sairão os membros do Conselho Geral e dos secretariados das Secções Sindicais de Empresa, Regionais e de Reformados.

Ao congresso, que se realizará até 31 de outubro, concorrem 50 listas, de onde serão eleitos 226 congressistas.

Às Secções Sindicais concorrem 50 listas, para 91 lugares.

O Sindicato dos Bancários do Centro também vai eleger na quinta-feira os seus corpos gerentes para o próximo quadriénio.

Neste caso, concorre uma única lista, a A, apresentada pela tendência sindical socialista e liderada pela atual presidente Helena Carvalheiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório