Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Tensão comercial e Brexit ameaçam crescimento e estabilidade financeira

A Reserva Federal (Fed) norte-americana advertiu hoje que uma "intensificação da tensão comercial" e um Brexit sem acordo constituem riscos para as perspetivas da economia dos Estados Unidos e para a estabilidade financeira global.

Tensão comercial e Brexit ameaçam crescimento e estabilidade financeira
Notícias ao Minuto

17:19 - 22/02/19 por Lusa

Economia Fed

Num relatório de política monetária destinado ao Congresso, a Fed sublinha que "os potenciais riscos para a estabilidade financeira internacional abrangem uma desaceleração do crescimento mundial, as incertezas políticas e uma intensificação da tensão comercial".

Em relação à saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), o banco central norte-americano considera que, sem um acordo entre as duas partes, "não haverá um período de transição para a interação comercial e financeira".

"Apesar dos preparativos para um Brexit sem acordo, um vasto leque de atividades financeiras e económicas podem ser perturbadas", adverte a Fed.

Neste cenário, o banco central norte-americano compromete-se a permanecer "paciente" quanto a futuras alterações nas taxas de juro, depois de já ter dado sinais de que vai interromper o movimento de subida gradual dos juros tendo em vista uma normalização da sua política monetária.

Na última reunião de política monetária, em finais de janeiro, a Fed deixou a taxa dos fundos federais inalterada (entre 2,25% e 2,5%).

No ano passado, o banco central norte-americano aprovou quatro aumentos das taxas de juro e os membros do comité de política monetária indicaram em dezembro que previam ainda duas outras subidas em 2019.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório