Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Hotelaria. Taxa de ocupação foi de 59% em novembro

Lisboa foi a região que registou a taxa de ocupação mais elevada.

Hotelaria. Taxa de ocupação foi de 59% em novembro
Notícias ao Minuto

11:21 - 16/01/19 por Notícias ao Minuto

Economia AHP

A taxa de ocupação quarto a nível nacional fixou-se nos 59% (menos 1,2 p.p.) em novembro, de acordo com o relatório da Associação Hotelaria de Portugal (AHP). 

Lisboa (77%), Madeira (75%) e Grande Porto (69%) foram os destinos turísticos com a taxa de ocupação mais elevada, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Já o préço médio por quarto ocupado (ARR) e o preço médio por quarto disponível (RevPar fixaram-se nos 79 euros e 46 euros, respetivamente, de acordo com a mesma fonte.

"Assistimos em novembro a um fôlego do crescimento do ARR e do RevPar em termos nacionais, por comparação com o abrandamento do ritmo registado em outubro. No penúltimo mês do ano, de assinalar a boa performance das Beiras na Taxa de Ocupação; do Algarve no ARR e do Minho no RevPar. No entanto, apesar da boa performance das regiões Norte e Centro, os resultados absolutos estão bem aquém da média nacional (com exceção do Grande Porto). Regista-se também a quebra na taxa de ocupação dos destinos Alentejo, Algarve e sobretudo Estoril/Sintra e Madeira (ambos com menos 6,4 p.p.). A pior performance foi a de Leiria/Fátima/Templários, destino que apresenta resultados negativos desde o início do ano, nomeadamente na TO e RevPar", refere Cristina Siza Vieira, da AHP. 

O RevPar fixou-se nos 46 euros, mais 5% face ao período homólogo. Os destinos turísticos com o RevPar mais elevado foram Lisboa (83 euros), Grande Porto (51 euros) e Madeira (48 euros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório